Janeiro, 2022 – Uma pesquisa realizada em 2020 com os mais de 400 mil corretores de imóveis registrados no Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) demonstrou que esses profissionais passaram a adotar, com mais intensidade, os recursos digitais para vender e alugar imóveis, como a utilização de fotos profissionais nos anúncios em sites e portais (56%), o uso de videoconferência (51%) e as visitas aos imóveis por vídeo (47%).
Mas essa movimentação de uso cada vez maior da tecnologia pelos profissionais do mercado imobiliário não é de hoje e a pandemia somente acelerou essa tendência, segundo avalia os empresários goianos Gabriel Caixeta e Andreyve Melo, diretores e fundadores Skyline Inovação e Produções, especializada no desenvolvimento de ferramentas digitais para o mercado imobiliário. “Apesar de prestamos serviços para as construtoras e incorporadores, os corretores são muito importantes no processo, pois, afinal, são eles que utilizam diretamente nossas ferramentas que desenvolvemos junto com o cliente”, explica Andreyve Melo, que, junto com Gabriel, mostrou ao público de mais 1.500 corretores algumas novidades tecnológicas na 24ª edição da Academia de Vendas. O evento, organizado pela My Broker, foi realizado em Goiânia recentemente.
“Desenvolvemos ferramentas digitais que são ancoradas em tecnologias como realidade virtual, vídeos 3D, vídeos interativos, o que possibilita, não só uma bela apresentação de um lançamento imobiliário, mas leva aos clientes que esses corretores atendem experiências sensoriais que reforçam conceitos e as características dos imóveis que estão vendendo”, explica Andreyve. Com seis anos de mercado, a Skyline já desenvolveu soluções em 18 estados, além do Distrito Federal, e já soma mais de 2 mil projetos realizados pelo Brasil.
Soluções tecnológicas
Usando o que há de mais moderno em tecnologias de captação de imagens, som, edição e renderização, a empresa oferece vária soluções tecnológicas usadas pelos corretores como, por exemplo, as Salas Interativas, que buscam justamente destacar a experiência sensorial do cliente como instrumento no processo de venda de um empreendimento. A solução consiste, basicamente, numa sala de imersão equipada com confortáveis poltronas, uma tela touch screen de onde partem os comandos para um projetor com qualidade de som e imagens de cinema.
Com os recursos tecnológicos que se têm hoje, e alguns deles foram apresentados durante a 24ª Academia de Vendas, é possível ao corretor demonstrar ao seu cliente aspectos de um lançamento que antes era impossível, como por exemplo, mostrar num prédio que ainda não foi construído, como será a vista real do andar onde você comprou seu apartamento. “Esse é um recurso já usado em alguns lançamentos e que ajuda muito, segundo os corretores, na tomada de decisão dos clientes”, afirma Gabriel.