Fevereiro, 2022 – A Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizou, nesta quarta (9), o projeto “Diversidade em Construção” que abordou o tema “Equidade e Justiça Racial nas Empresas”. A convidada escolhida para debater esse tema de tamanha relevância foi a head de Diversidade, Equidade e Inclusão & Responsabilidade Social Corporativa na The Walt Disney Company, Rita de Cássia Barros Oliveira. O evento discutiu a importância da equidade dentro das instituições e trouxe como exemplo o posicionamento da empresa The Walt Disney Company, que tem se destacado, ainda mais, nos últimos anos por focar seus projetos na diversidade e inclusão.
“A empresa percebeu que, após a morte brutal de George Floyd, em 2020, o tema ganhou mais força e visibilidade. Foi entendido que havia necessidade de uma liderança para trabalhar o tema, não apenas na questão social, mas também na estratégia do negócio. E a equidade racial virou uma prioridade para a empresa.”, disse Rita de Oliveira.
Segundo ela, a diversidade é fundamental para os negócios. A empresa que não está alinhada, e não considera a diversidade na sua estratégia de negócio, não vai avançar. Não existe concorrência em diversidade e inclusão, existe colaboração.”, concluiu.
O mundo tem se mobilizado para trabalhar o tema, não só da equidade racial mas todos os tipos de inclusão e diversidade. De acordo com a presidente da CRS, Ana Claudia Gomes, “a equidade, seja ela racial, de gênero, é um tema pro mundo, é um tema urgente! É preciso construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, apontou.
Durante o debate, a palestrante destacou a iniciativa do projeto MOVER, movimento voltado à equidade racial, que tem como objetivo unir forças para combater de forma efetiva o racismo e garantir oportunidades justas para todos, principalmente nas instituições.
A ação, já reuniu mais de 40 grandes empresas, entre elas: Alcoa, Aliansce Sonae, Align, Ambev, Americanas, Arcos Dorados (Mc Donald’s), Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL, Diageo, Disney, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, JBS, Kellogg’s, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, Magazine Luiza, Manserv, Marfrig, Mars, Michelin, Mondelëz, Moove, Nestlé, Grupo Boticário, Pepsico, Petz, Sodexo, Tenda, Vale e Via (ex-Via Varejo). Clique aqui e saiba mais sobre o projeto!
O projeto tem três principais compromissos:
- Promover 10 mil cargos de liderança para pessoas negras até 2030.
- Empregar e capacitar através de oportunidades que equilibram a visibilidade dos profissionais negros.
- Conscientizar a população sobre o tema, trazendo conteúdos diversos e relevantes.
“Esse trabalho ainda está sendo desenvolvido, mas tem um potencial muito grande, e as maiores empresas do mercado estão unidas para que essa engrenagem funcione”, afirmou a palestrante.
Além da equidade racial, que é prioridade para a Disney, Rita afirmou que trabalha os temas de gênero, liderança feminina, empoderamento de meninas e meninas na ciência, transgeneridade, LGBTQIA+, violência de gênero. “Tudo o que envolve nosso colaborador e o público, são temas que devemos trazer para discussão como forma de incluir e sabendo o tanto que isso impacta o negócio”, disse.
O evento tem interface com o projeto “Desenvolvimento de Lideranças” da CRS/CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).
Fonte: CBIC