Julho de 2022 – Para o Grupo Manitou, a área de pós-vendas é fundamental para o sucesso do negócio, uma vez que garante a qualidade dos serviços prestados, assim como a manutenção da frota local, por meio dos serviços de telemetria, garantia estendida e contratos de manutenção.
De acordo com Marcelo Bracco, diretor geral da Manitou para Brasil e América Latina, a empresa oferece diversos serviços de apoio que vão permitir que o foco do cliente esteja voltado 100% para a operação. “Qualquer que seja o campo de atividade, fornecemos soluções completas que atendem às necessidades diárias de nossos clientes”.
No que se refere à garantia, a Manitou oferece algo a mais. Duas opções para atender todo tipo de necessidade: a Essencial, cobrindo todos os componentes mecânicos da transmissão, e a Total, com cobertura em todos os componentes mecânicos, hidráulicos, elétricos e eletrônicos. Em ambos os casos, no entanto, o cliente terá cobertura de até 3 anos ou um compromisso de longo prazo de até 3 anos e/ou 3.000 horas; cobertura total de peças e mão de obra; franquia personalizável; contrato transferível em caso de revenda; acompanhamento de uma equipe de profissionais qualificados; peças Genuínas Certificadas Manitou; e assinatura até 6 meses após a compra do equipamento.
Outro fato importante para quem adquire uma máquina e quer garantir seu funcionamento correto é a manutenção. Os contratos oferecidos pela Manitou fazem parte de uma abordagem global para reduzir o custo total de propriedade (TCO) das máquinas e trazem uma forma otimizada de organizar os intervalos de manutenção.
“Cada solução de manipulação de material requer uma manutenção regular para garantir um ótimo desempenho. Para isso, o Manitou criou uma ferramenta digital de manutenção e diagnóstico: o Visão Interativa (iV). Com uma base de dados escalável inclusa, este software permite aos técnicos realizar operações de manutenção preventiva, reparativa ou personalizar as máquinas com a adição de opções. Esta ferramenta também permite um diagnóstico eficiente para reduzir o tempo de inatividade no caso de um incidente”, explica Sérgio.
Pensando na conectividade, o Grupo Manitou desenvolveu ferramentas digitais inovadoras (Connected Machine), que permitem aos usuários acessar e compartilhar em tempo real todos os dados da máquina, como estado, posição do equipamento (geolocalização), monitoramento da manutenção, nível de combustível, número de horas de utilização, programação e gestão de alertas, gestão de acessos etc.
As soluções Connected Machine são adaptadas às necessidades de cada usuário, desenvolvidas para uso colaborativo, seja no campo ou no escritório, por meio de PCs, tablets ou smartphones. E, ainda, possuem uma API para facilitar a integração e uso de dados importantes em um sistema de gestão global.
Já o setor de peças da Manitou oferece um serviço de substituição de peças para os profissionais que utilizam as suas máquinas. “Peças originais e que respeitam as normas do fabricante são essenciais para garantir vida longa às máquinas. Por outro lado, a utilização de peças que não cumprem com as especificações originais pode levar a problemas sérios e graves. Mesmo que sejam semelhantes, estas peças causam um desgaste prematuro e em muitos casos há um risco de quebra que pode ser muito problemático para a continuidade da operação”, lembra Sérgio.