Delia foi uma musicista e compositora inovadora de música eletrônica nascida em Coventry em 1937, mais conhecida por seu trabalho inovador com o Radiophonic Workshop da BBC e sua realização da famosa música tema Doctor Who .
Ela recebeu um doutorado honorário póstumo pela Coventry University em 2017.
O edifício Delia Derbyshire representa uma grande transformação das instalações de artes e humanidades da universidade. O complexo combina os antigos edifícios Graham Sutherland e Maurice Foss, que estão sendo totalmente remodelados, juntamente com uma nova e excitante extensão que hospeda equipamentos e espaços de ponta.
O novo edifício será inaugurado em fases, a partir deste mês, e será totalmente inaugurado em 2023 . Terá um hiper – estúdio projetado para projetos interdisciplinares e estúdios imersivos com as mais recentes tecnologias de realidade virtual e realidade mista, aprimorando os espaços criativos, de ensino e aprendizagem do corpo docente e oferecendo aos alunos instalações líderes do setor em um ambiente único.
O novo complexo também será aberto ao público com um espaço de galeria, café e átrio de eventos onde estudantes, funcionários e artistas visitantes poderão mostrar seus trabalhos para membros da comunidade. Ele está localizado em frente ao Starley Gardens, um parque urbano criado pela universidade para estudantes, funcionários e a comunidade em geral.
O projeto fornece um ponto de contato direto entre a comunidade local, a universidade e suas indústrias, permitindo que a cidade, seus moradores e visitantes se envolvam com o trabalho criativo que os alunos de Coventry estão produzindo. Também terá como objetivo inspirar diversos públicos e participantes local, nacional e internacionalmente com novas maneiras de se envolver com a prática criativa e a educação.
A Dra. Margaret Casely-Hayford CBE, Chanceler da Universidade de Coventry , disse: ” Este edifício será um ponto focal absoluto para o futuro da nossa Faculdade de Artes e Humanidades. Estamos muito entusiasmados com a forma como o edifício Delia Derbyshire vai levar nossas instalações a um nível totalmente novo, e é realmente apropriado que possamos marcá-lo honrando o legado de uma influenciadora tão icônica na cidade e na indústria das artes como um todo , pois ela foi uma mulher que anunciou tanto, por seu uso de avanços tecnológicos em sua inovação artística.”
David Butler, administrador da instituição de caridade musical Delia Derbyshire Day, disse: “Delia Derbyshire mudou a maneira como ouvintes e espectadores na Grã-Bretanha e além pensam sobre o som e as possibilidades sonoras no mundo ao nosso redor. Delia foi inspirada pelas paisagens sonoras que experimentou em seu cidade natal de Coventry, encontrando beleza no cotidiano, transformando o familiar em algo extraordinário, seja uma batida na porta, um abajur de metal ou sua própria voz.
“O novo edifício Delia Derbyshire na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Coventry continuará o exemplo de Delia, inspirando futuras gerações de profissionais e audiências a promover seu espírito criativo, por meio de excelentes instalações nas artes e um compromisso de superar os limites da exclusão, realizando a energia criativa em todos nós.”
Mark Ayres, compositor e designer de som da BBC que atua em nome da propriedade Delia Derbyshire, disse : Nos dez anos em que criou sons incríveis no Radiophonic Workshop da BBC, Delia produziu um trabalho que continua a inspirar e surpreender, contribuindo enormemente para a posição dessa organização na história da British Broadcasting. anexado a um edifício projetado para educar, nutrir e encorajar as gerações futuras é absolutamente adequado, tanto testamento quanto continuação de seu legado extraordinário. Ela seria tão honrada quanto humilhada.”