No mês de setembro, o MAB realizou um encontro de debate sobre as demandas da população atingida, as altas tarifas de energia elétrica e uma oficina de instalação de placa solar de aquecimento de água no bairro Morro do Cleber, em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro.
A Placa Solar do Sistema ASBC (Aquecedores Solares de Baixo Custo) é uma tecnologia alternativa que promove cerca de 30% de desconto mensal na conta de luz, por conta do aquecimento da água através da radiação solar, sem uso de energia elétrica durante o processo.
O acesso a essa tecnologia proporciona dignidade, economia e diminui a dependência das famílias diante do setor elétrico, que impõe altas tarifas a todo o povo brasileiro, que atualmente paga a 2º tarifa de energia mais cara do mundo. O dinheiro economizado na conta de luz pode ser destinado para outras questões básicas do grupo familiar, como alimentação, saúde, lazer, etc. O objetivo da iniciativa é criar uma experiência que possa estimular a formulação de uma política pública no âmbito das alternativas energéticas para todo o Rio de Janeiro, além de fomentar o debate sobre a questão energética, num processo contínuo de formação e construção de consciência política e social.
O encontro e oficina contou com presença de lideranças, organizações parceiras e atingidos e atingidas do município de Cachoeiras de Macacu. Além do acompanhamento da instalação da placa, foi realizado um debate sobre as demandas e necessidades da população atingida, a crise do modelo energético brasileiro e a recente privatização da Eletrobras que ocasionará uma série de impactos para todo o povo brasileiro.
As demandas e necessidades apontadas pelos atingidos e atingidas foram sistematizados, junto com apontamentos colhidos em outras reuniões no município e comporão um documento que será entregue no próximo dia 20 de setembro aos candidatos apoiados pelo movimento na região – Zé Maria (PT), candidato a deputado federal e Marina do MST (PT), candidata a deputada estadual.