* Joana Kfuri
Segundo setor da indústria que mais cresce no Brasil, a construção civil registrou alta de 2,7% no segundo trimestre de 2022, em relação ao primeiro trimestre do ano, de acordo com dados do IBGE. Se a comparação for feita com 2021, os números são ainda mais animadores: alta de 9,5% nos primeiros seis meses, enquanto o país cresceu 2,5% no mesmo período.
A recuperação do setor pode ser vista também pelo ponto de vista do mercado de trabalho, já que 430 mil novas vagas com carteira assinada, segundo o Caged, foram geradas entre março de 2020 e maio de 2022, período que sucedeu o auge da pandemia da Covid-19. E é esse aspecto que merece a maior comemoração, afinal são esses profissionais os que mais sentiram os efeitos dos tempos difíceis que o mundo viveu.
Além de celebrar os dados positivos, outubro é também a oportunidade ideal para celebrar, homenagear e, acima de tudo, agradecer aos profissionais que sustentam a construção civil — em tempos de otimismo ou pessimismo. São eles que colocam o país de pé, que movimentam a cadeia produtiva responsável por impulsionar toda a economia. São eles que realizam muitos dos nossos sonhos.
Você já parou para pensar quantos trabalhadores são necessários para a execução de um prédio, por exemplo? Embora os pedreiros e os engenheiros sejam os mais lembrados, a lista é extensa: são encanadores, azulejistas, gesseiros, eletricistas, pintores, soldadores, serralheiros, instaladores, marceneiros, mestres de obras, entre tantos outros.
Esses trabalhadores, homens e mulheres, deixam suas famílias todos os dias para construir casas, edifícios e estradas. Só quem vive no meio da construção civil sabe quão necessário é ter coragem, força e muito jogo de cintura para trabalhar nessa área, pois os prazos são curtos e a pressão e a exigência são enormes. Sem falar nos dias de chuva ou sol forte, nos trabalhos madrugada adentro, nas condições precárias e nos inúmeros riscos do dia a dia de um canteiro de obras. Tudo para garantir que as construções essenciais estejam à disposição da sociedade.
Nesta quarta-feira, 26 de outubro, Dia do Profissional da Construção Civil, nós, da IRWIN, temos o orgulho de reforçar a parceria com esses trabalhadores. Parceria essa já antiga, alicerçada em muita confiança e no compromisso diário de desenvolver e fornecer a eles ferramentas capazes de garantir eficiência e segurança, de tornar o dia a dia mais fácil e produtivo. A você, profissional da construção civil, deixamos a nossa homenagem e o nosso muito obrigado!
* Joana Kfuri é Gerente de Marca da IRWIN, empresa que conta com ferramentas manuais, acessórios para ferramentas elétricas e acessórios para profissionais, especialmente desenvolvidos para atender às necessidades de trabalhadores das áreas da construção civil.