Mais de 495 mil visitantes de mais de 200 países vieram a Munique para bauma, feira líder mundial de máquinas de construção, máquinas de material de construção, máquinas de mineração, veículos de construção e equipamentos de construção, realizada de 24 a 30 de outubro, para conferir as novidades dos cerca de 3.200 expositores de 60 países.
Com quase 65% de participação de expositores internacionais, a bauma foi palco de empresas originárias da Alemanha, Itália, Turquia, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Holanda, França, Estados Unidos, Áustria, Espanha e China.
Stefan Rummel, CEO da Messe München responsável pelo evento, mostrou satisfação nos resultados obtidos durante os sete dias de evento. “Esta bauma despertou novamente entusiasmo e fascínio. Depois que o mundo mudou fundamentalmente após a última edição, estamos muito felizes que a bauma 2022 continua sendo uma potência da indústria de equipamentos de construção graças à grande variedade de inovações de nossos expositores, bons negócios e muitos visitantes de todo o mundo“.
Expectativas superadas – Para Domenic Ruccolo, CSO do Wirtgen Group e vice-presidente sênior de vendas, marketing e suporte ao produto para equipamentos globais de construção da John Deere, a bauma mostrou sua força habitual mesmo nesses tempos instáveis e imprevisíveis. “Nossa presença foi um sucesso retumbante. O interesse pela nossa empresa e pelos nossos produtos inovadores e sustentáveis foi simplesmente avassalador. Nossa participação na feira líder do setor foi a mais bem-sucedida na história do Wirtgen Group”, revelou o executivo.
Steffen Günther, membro do Conselho de Administração da Liebherr, também expressou sua satisfação em relação ao evento. “A bauma provou ser uma feira de muito sucesso para nós. Geramos muito entusiasmo entre o grande público. As conversas foram excelentes. Já estamos ansiosos pela próxima bauma”.
Já Fred Cordes, Presidente do Conselho de Administração da Zeppelin (CAT), acrescenta que o público estava ansioso pela bauma, “como demonstrado pelo enorme número de visitantes em nosso estande e o interesse extraordinário nas máquinas de construção Cat e nos serviços Zeppelin”.
Em termos de negócios, a bauma provou mais uma vez que é a plataforma para o setor. Alexander Greschner, diretor de vendas do Wacker Neuson Group, também destacou a quantidade de visitantes qualificados recebidos no estande para inúmeras reuniões. “Desde o primeiro dia, conseguimos alcançar e superar o sucesso de vendas no mesmo nível de 2019”.
O proprietário da PERI, Alexander Schwörer teve uma experiência semelhante, na qual toda a equipe estava muito interessada em ver como a feira se desenvolveria nesses tempos difíceis. “Mesmo depois do primeiro dia ficou claro que esse bauma seria um sucesso total. O que é particularmente digno de nota é a qualidade das conversas que tivemos durante a semana da feira: foram excepcionais em todos os aspectos. E algo que certamente quero mencionar: Assinamos uma série de contratos muito atraentes logo na feira. Em suma, a bauma 2022 superou nossas expectativas”, comentou Alexander.
As avaliações destacadas acima confirmam a percepção dos co-CEOs da Messe München, Stefan Rummel e Dr. Reinhard Pfeiffer. “Nestes tempos desafiadores, a bauma enviou um forte sinal ao setor de feiras: as indústrias precisam exatamente desses eventos presenciais como a bauma, onde todos podem experimentar produtos diretamente e manter conversas pessoais”.
Foco no futuro – A bauma não apenas mostrou sua força como plataforma de negócios, a feira também fez jus à sua pretensão de liderança na definição dos temas do evento, como tecnologia e inovação.
Franz-Josef Paus, diretor administrativo da Paus Maschinenfabrik GmbH e presidente do conselho consultivo da bauma, destacou a tecnologia e inovação apresentada durante a bauma. “A feira foi muito popular entre nossos clientes e convidados. Digitalização e automação são temas que dominam a feira, e essa tendência é irreversível”.
Joachim Schmid, Diretor Administrativo da Associação de Máquinas de Construção e Materiais de Construção da Federação Alemã de Engenharia (VDMA) concorda, dizendo que os expositores estão oferecendo soluções para enfrentar os desafios atuais relacionados à neutralidade de CO², bem como abordar a questão da escassez de trabalhadores qualificados com automação e digitalização. “Este é o futuro. Você vê isso com as empresas tradicionais e com as quase 50 startups na feira pela primeira vez”. Já Andreas Klauser, CEO da PALFINGER, destaca que a bauma “oferece aos expositores e visitantes a oportunidade de experimentar o futuro hoje”, finaliza.
A próxima bauma será realizada em Munique, de 7 a 13 de abril de 2025.