A Black Friday – que aconteceu no varejo brasileiro na última sexta-feira do mês – 25 de novembro – teve vendas 4,3% maiores no setor de materiais para construção neste ano que no período equivalente de 2021. As promoções deste ano ainda contaram com uma Copa do Mundo acontecendo no mesmo tempo, o que pode ter influenciado as vendas em alguns setores. O dado faz parte do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), produzido e divulgado pela Cielo.
Para avaliar a performance de vendas relacionada à data e apoiar vendedores de todo o Brasil com inteligência de negócios, a gigante de pagamentos analisou dados do varejo e percebeu que as empresas se movimentaram ao longo do mês de novembro e já no início da semana, contou com ofertas e descontos.
O crescimento total do varejo está em 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. O dado é nominal, ou seja, não tem desconto da inflação acumulada no período.
Em relação a 2021, a Black Friday teve vendas 21,1% maiores no varejo online, e 5,4% maiores no varejo físico brasileiro. O segmento que teve a maior alta de vendas foi o de setor de drogarias e farmácias (+25,9%), seguido por turismo e transporte (+25,1%), cosméticos e higiene pessoal (+22,2%) e bares e restaurantes (+18,6%).
De acordo com Vitor Levi, Superintendente de Dados e Inovação da Cielo, o E-commerce foi o destaque positivo com crescimento de 21,1%, mostrando que mesmo após pandemia, o online é uma tendência que veio para ficar.
Fonte: CIELO/ICVA