São Paulo, fevereiro de 2023 – O frontão é a faixa de revestimento sobre as pias e bancadas que tem como uma das funções proteger a parede contra a umidade. Com criatividade e bom gosto, esse item também pode contribuir para a sofisticação do ambiente. Existem diversos tipos e tamanhos de frontões para atender às diversas necessidades estruturais e de decoração
Frontões com o mesmo visual da base plana criam sensação de amplitude ao espaço, ainda mais interessantes para bancadas pequenas da cozinha ou do banheiro. Os frontões com estética diferente do material da pia, por sua vez, conferem mais elegância ao visual da pia, sofisticando a decoração do espaço com delicadeza.
Os frontões para ambientes internos e externos podem ser feitos de diversos tipos de materiais, tais como mármore, azulejo, cerâmica, madeira, metal, tijolo, alvenaria, entre outros. O gesso, por ser bastante poroso, não é indicado para essa finalidade.
A instalação de frontões pode ser feita após o projeto inicial e a aplicação pode ser feita usando apenas adesivos de montagem como o Cascola PL 700, resistente a ambientes úmidos e intempéries, que fixa sem precisar de pregos, argamassas, buchas e/ou furadeiras. O adesivo também tem propriedade de vedação, o que dispensa a necessidade de rejunte e silicone após fixado, desde que também aplicado nas emendas e intersecções das pedras, a fim de evitar infiltrações.
O gerente de marketing da Cascola, Vitor Cybis, destaca a importância de limpar bem as superfícies antes de aplicar o frontão com adesivo de montagem, para uma perfeita fixação. Para garantir melhor acabamento e funcionalidade, a instalação do frontão deve ser feita por profissionais, acrescenta Cybis.
“A higienização da parede e do material é importante porque a fixação perfeita se faz sem a presença de poeira, gordura e outras sujidades na superfície. Feita a limpeza, na área de trás do frontão aplique o adesivo Cascola PL 700 na vertical, diagonal ou em bolas para permitir a correta secagem do adesivo, evitando que a água se acumule internamente. O adesivo fixa materiais feitos de azulejos, cerâmica, madeira, metal, tijolo, alvenaria, entre outros, e a cura total é de 24 horas”, diz o profissional da Cascola.
Quando instalado corretamente, o frontão impede que respingos de água da torneira atinjam diretamente a parede, protegendo a superfície contra infiltrações e proliferação de mofo e bactérias, fatores que aceleram a degradação da parede. Sua função é semelhante a de um rodapé e, por isso, o frontão também é conhecido como “rodopia”.