Desafios do setor energético: suprir o País e realizar a transição para fontes renováveis

A mais nova edição do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, iniciativa da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), traz propostas à reestruturação do setor energético nacional, tendo em vista as necessidades de crescimento econômico do País, assim como de enfrentar as mudanças climáticas e descarbonizar a economia.

Baseado em nota técnica da professora Clarice Ferraz, o capítulo sobre o tema aponta que o desafio pode ser uma oportunidade ao Brasil, já detentor de uma matriz energética 80% renovável, especialmente pela geração hidrelétrica, e com grande potencial fotovoltaico e eólico. A avaliação é que dominar a tecnologia e desenvolver a cadeia de produção nessa seara representará empregos para engenheiros e diversos outros profissionais e qualidade de vida à sociedade.

Entre os pontos principais, o documento destaca:

• Enfrentar o quadro de mudanças climáticas, uma necessidade imperativa, exige a descarbonização da economia e a transição energética para fontes limpas.

• O desafio apresenta dificuldades como o aumento dos custos e inseguranças quanto à operação pela imprevisibilidade das novas fontes renováveis.

• No Brasil, as saídas devem incluir um amplo programa de eficiência energética e geração limpa em convergência com as demandas econômica e social de promover a competitividade da indústria e criar empregos.

• A tarefa exigirá investimentos em infraestrutura com retorno de longo prazo, não atrativos ao setor privado, devendo ser encampada pelo Estado.

• Os conglomerados de energia – Petrobras e Eletrobras – devem ter sua gestão voltada ao interesse público, com redução da influência dos acionistas minoritários.

• No caso da Eletrobras é preciso reverter descotização das usinas, que necessariamente elevará as tarifas, e eliminar os “jabutis” que foram inseridos na Lei 14.182/2021 da privatização da empresa.

Hora de avançar

Intitulada “Hora de avançar – Propostas para uma nação soberana, próspera e com justiça social”, a publicação aborda os temas ciência, tecnologia e inovação; reindustrialização; agropecuária; energia; habitação e desenvolvimento urbano; mobilidade; engenharia de manutenção; e ensino de engenharia.

O documento será lançado durante seminário no dia 6 de março, a partir das 8h30, no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), na Rua Genebra, 25 – Bela Vista. O evento terá participação de especialistas e autoridades, entre as quais, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O projeto

Criado em 2006 pela FNE, o “Cresce Brasil” é o instrumento de elaboração e mobilização da entidade em prol do desenvolvimento nacional. Chegando agora à sua décima edição, o projeto vem discutindo aspectos diversos da situação socioeconômica nacional a partir da visão da engenharia. Entre os temas já abordados, estão a retomada das obras públicas paralisadas, resgate da indústria, cidades, regiões metropolitanas e Engenharia de Manutenção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *