Boletim ABRAINC
Em homenagem ao mês da mulher, comemorado em março, a ABRAINC lança a 2ª edição da campanha #MulheresÀObra, que reúne relatos de personalidades do setor, com uma série conteúdos especiais e que abordam o crescimento da participação feminina no setor da Construção Civil, antes visto como um ambiente praticamente exclusivo para homens, e os desafios que ainda precisam ser superados.
Por meio da campanha, a ABRAINC visa enaltecer o papel da mulher na construção civil e mostrar que, a cada dia, elas aparecem para quebrar paradigmas e mostrar a toda a sociedade a sua força dentro do setor.
A #MulheresÀObra tem como objetivo, ainda, ajudar a superar o preconceito, tabus e mitos de que o público feminino não tem o perfil e a força necessária para trabalhar em áreas relacionadas à construção civil.
Aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho e nos espaços políticos é uma meta global para garantir a equidade de gênero e um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Dados da pesquisa mais recente do Ministério do Trabalho e o Painel da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) mostram que o número de mulheres que atuam na construção civil com carteira assinada tem crescido. O contingente feminino passou de 216.330 em 2020 para 250.906 em 2021, um crescimento de 16% de um ano para o outro.
Se considerarmos os últimos 15 anos, desde 2006, o número de mulheres com carteira assinada atuantes na construção mais do que dobrou, com aumento de 132%.
Relatos das associadas ABRAINC demonstram que tem sido cada vez mais comum encontrar mulheres nos canteiros de obras, em posições que vão de engenheiras a encarregadas. Elas estão em todos os lugares!
Com sua resiliência, intuição, força, olhar atencioso, capacidade de pensamento mais diversa, entre muitas outras qualidades, a expansão da presença feminina é fundamental para o crescimento do setor e o desenvolvimento do país.