Por Eng. Irene Joffily, membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI)
Muitas pessoas não sabem que o projeto de impermeabilização é obrigatório para toda obra nova e reforma, de acordo com a NBR 9575. E o objetivo da impermeabilização é proteger a construção contra a passagem de fluidos, garantindo a habitabilidade da edificação e segurança da estrutura.
O projeto de impermeabilização, além de especificar uma solução tecnicamente adequada para cada local, deve ser devidamente compatibilizado com as demais disciplinas para evitar contratempos durante a etapa de execução.
Um bom projeto de impermeabilização deve ainda apresentar detalhes genéricos e específicos de forma a orientar a correta execução da impermeabilização na obra e facilitar o entendimento pela equipe envolvida.
Um estudo realizado por Lima, J. (2012) levantou o custo da impermeabilização em 10 obras na cidade de Salvador na época e chegou à conclusão que o custo da execução da impermeabilização variou de 0,5 a 2,0% do valor total das obras, tendo como média o valor de 1,1%.
Um levantamento realizado em 10 obras de médio a alto padrão, executadas entre 2020 e 2022, em Brasília e Goiânia, mostrou que o custo atualmente da impermeabilização, considerando o projeto e execução, variou de 1,1% a 2,2%, sendo o valor médio de 1,8%.
Ao desmembrar os custos apresentados acima, entre projeto e execução, verificamos que o projeto representa de 0,7% a 4,2% do custo total da impermeabilização.