CBIC
A estratégia de trabalho Building Information Modeling (BIM) foi difundida no Brasil a partir do Decreto Presidencial nº 9.377, em 2018. Hoje, regida pelo decreto nº 9.983, de 2019, é definido como um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo a todos os participantes do empreendimento, durante todo o ciclo de vida da construção.
A metodologia pode ser incorporada no setor da construção em diferentes etapas do projeto e utiliza das tecnologias digitais para criação de modelos tridimensionais, importantes para a melhoria da eficiência e qualidade do processo de construção, resultando em economia de tempo e de recursos, além de minimizar erros e retrabalhos.
O tema será abordado em diversos painéis no 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), evento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que irá debater ganhos, barreiras, caminhos e necessidades para o setor, de 12 a 14 de abril, em São Paulo.
O presidente da Comissão de Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), Dionyzio Klavdianos, destacou que a utilização do BIM pode contribuir para a redução de impactos ambientais, melhoria da segurança no canteiro de obras e aperfeiçoamento da comunicação e colaboração entre os diversos envolvidos no processo construtivo.
A ação tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da COMAT/CBIC, em correalização com o SENAI Nacional.
O 96º Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), conta com a parceria da FEICON; o apoio do Sesi e do Senai; e tem o patrocínio do Sebrae, Mútua, Zigurat, Totvs, Mais Controle, CV, Sienge, Orçafascio, Kone, PhD Engenharia, Alto QI, Acate e Ingevity.