A SKIC Brasil, filial brasileira da Sigdo Koppers Ingieneria Y Construccion, uma das principais empresas de Engenharia e Construção da América Latina, realizou em 15 de março a cerimônia de formatura de 33 novas profissionais soldadoras, voluntárias de Itabirito (MG) e de Ouro Preto (MG), que concluíram o curso profissionalizante mantido pela empresa, por meio do Projeto Social Mulheres SK.
Desenvolvido exclusivamente para a capacitação de mulheres nas duas cidades mineiras nas quais a SKIC Brasil opera hoje, o projeto social Mulheres SK foi realizado em parceria com o Senai e com a Vale, e teve duração de cinco meses. O curso contou com aulas teóricas e práticas, e deu total apoio às alunas, que receberam material escolar e alimentação nos intervalos das aulas. Agora formadas, as 33 novas soldadoras estão aptas a trabalhar no mercado e podem, inclusive, ser contratadas para atuar nos projetos da SKIC.
“O projeto inclusivo, pautado na educação e diversidade, foi idealizado em total sinergia com as diretrizes de sustentabilidade da SKIC”, afirma Christiane Yoshinaga, diretora de recursos humanos e sustentabilidade, salientando ainda que a empresa busca atuar sempre com foco na diversidade e no desenvolvimento das pessoas nas regiões nas quais atua.
“Hoje é, sem dúvida, um dia especial em nossas vidas, reflexo do nosso esforço e de nossas lutas diárias. Agradecemos aos nossos familiares, por acreditarem e apoiarem nossos esforços, aos instrutores pela excelência do trabalho que desenvolveram conosco e, em especial, a toda diretoria e aos colaboradores da SKIC, por proporcionar a todas nós uma qualificação profissional”, afirmo a formanda Juliana Coelho Silva.
O Projeto Mulheres SK é uma das ações que a SKIC Brasil vem realizando desde 2021, com o objetivo de aumentar a diversidade nos postos de trabalho da empresa. Entre janeiro de 2022 e de 2023, a SKIC Brasil saltou de 62 para 169 mulheres contratadas para compor seu time de profissionais, um crescimento de 273%.
Conselho Participa de Formatura
O conselho de administração da SKIC se reuniu nesta semana e participou da cerimônia de formatura das novas soldadoras. Um dos pilares defendido pelo conselho da empresa é sempre contribuir para o desenvolvimento das comunidades nas regiões onde a empresa atua, demonstrando assim o forte compromisso com o desenvolvimento da sociedade e de programas que beneficiam a coletividade. Ampliar a diversidade também é um destes pilares.
“Faz parte das metas estratégicas da SKIC ampliar o número de mulheres em nosso quadro de colaboradores. Como mulher e diretora corporativa de planejamento, estratégia, pessoas e sustentabilidade LATAM da SKIC, me orgulho muito em ver a companhia trabalhando fortemente para fomentar a diversidade não só internamente, mas deixando um legado para as comunidades do entorno de nossos projetos. As mulheres, além de extremamente competentes, são detalhistas e perfeccionistas, portanto, não resta dúvida de que formamos excelentes profissionais”, afirma Caroline Vender, também membra do conselho da SKIC.