Maio de 2023 – Muitas construções e reformas domésticas pelo país ainda deixam a desejar no que se diz respeito às boas práticas de convivência, perturbando quem está por perto ou, às vezes, nem tão perto assim. No entanto, nos últimos anos o segmento de construção civil no Brasil e no mundo tem ampliado o consumo de adesivos específicos para este setor, cuja tecnologia auxilia na redução da poluição sonora.
Esse poder dos adesivos de construção em fazer a união de estruturas sem emitir ruídos se conecta com o Dia Mundial do Silêncio, celebrado em 7 de maio. Os adesivos de construção fazem a fixação de diversos substratos de pesos e tamanhos variados, minimizando ou até mesmo dispensando o uso de perfurantes metálicos, como pregos e parafusos.
O gerente de marketing da Cascola, Vitor Cybis, explica como funciona o adesivo de montagem em reformas, reparos, instalações ou construção, e reforça atributos como resistência e durabilidade que são valorizados em sua utilização.
“Os adesivos de montagem são produtos com formulações que curam rapidamente em contato com a umidade do ar e em temperatura ambiente. E quando fixados, alguns adesivos, como o Cascola PL500 e PL600, que possuem tecnologia exclusiva avançada para suportar 50 a 70 kg por cm2, cumprindo com excelência em diversos trabalhos.
Em uma fixação tradicional feita com prego e/ou parafuso, todo o peso de um determinado material se concentra naqueles pontos de fixação, gerando sobrecarga nesses pontos. Já em uma fixação colada, toda a área adesivada absorve o peso do material, distribuindo muito melhor o peso com maior resistência, e durabilidade”, explica Vitor Cybis.
Além da ausência de barulho na fixação de materiais, os adesivos de montagem possibilitam ótimo acabamento no local aplicado e, ainda, facilitam muito a aplicação e ajudam a promover maior limpeza na área de aplicação.
A colagem de um objeto direto na parede com esse tipo de adesivo também traz mais segurança, pois elimina o risco de perfuração acidental dos sistemas hidráulico ou elétrico, por exemplo. Muitos adesivos têm ação dupla, funcionando também como vedante, impedindo infiltrações, o que garante maior conservação da estrutura, como o caso do PL 700 que além de ter alta força de colagem, é transparente e substitui o silicone convencional.
Estudo feito pela empresa indiana de dados Straits Research projeta crescimento de mais de 5%, até 2030, do mercado global de adesivos para o setor de construção. De acordo com a pesquisa, essa ascensão é impulsionada pela crescente necessidade do consumidor final por adesivos de fixação rápida e resistência maior a calor e umidade.
“A praticidade e a qualidade do serviço são fatores que as pessoas e o mercado não abrem mão. Os adesivos de montagem também possibilitaram jornadas mais eficientes e otimizadas aos profissionais ligados à construção civil”, complementou o profissional da Cascola.
Mais informações em www.henkel.com.