Arquitetura Urbana: Projeto de revitalização do Terminal de ônibus Santo Amaro leva a assinatura do escritório de arquitetura 2Buy

Requalificação do terminal trouxe melhorias como acessibilidade, comunicação visual, conforto, serviços, segurança, sustentabilidade e novos elementos arquitetônicos

A 2BUY, empresa voltada a projetos de arquitetura comercial, wayfinding e comunicação visual assina a reforma e a revitalização do Terminal Santo Amaro, da SPS VIVACIDADE, concessionária que administra, apoia na operação, manutenção, vigilância e limpeza dos terminais de ônibus do Bloco Sul da cidade de São Paulo.

Com o objetivo de homenagear e oferecer um ambiente de cuidado a cada um dos cerca de 150 mil usuários/dia que circulam pelo terminal, a 2BUY, com expertise na transformação de grandes ambientes em espaços acolhedores voltados às pessoas, criou projetos de wayfinding, sinalização, comunicação visual, arquitetura e arte para o terminal Santo Amaro.

O projeto, com direção geral da arquiteta Lisiane Di Corá, transcendeu o atendimento às necessidades legais e objetivas como acessibilidade e humanizou os espaços, transformando a experiência destes usuários no seu dia a dia.

A 2BUY implantou também toda a sinalização, a comunicação visual, com um design eficiente, funcional e acolhedor, para informar e encaminhar com segurança os usuários a seus destinos. Para os colaboradores de todas as áreas, criou uniformes alinhados à linguagem estética e funcional do projeto e da marca SPS VIVACIDADE, considerando o bem-estar dessas pessoas. Projetos completos como este a 2BUY assina também para os demais nove terminais urbanos da Zona Sul com gestão a cargo da SPS VIVACIDADE, que em breve serão inaugurados.

Banheiros públicos confortáveis com boa iluminação, sustentáveis, coloridos e arte

Arte nos banheiros públicos. Fotos Salvador Cordaro

Na arquitetura do Santo Amaro, a 2BUY revitalizou as áreas comuns do terminal, com ênfase nos banheiros públicos (masculino, feminino e família), com uma proposta que surpreendeu pelas melhorias nestes ambientes importantes e, anteriormente tão precários. Nesses refúgios, completamente transformados para atender às necessidades das pessoas que circulam pelo terminal, a percepção de bem-estar e alegria começa pelo visual externo: a arte, criada pela artista e designer Mariana Prestes, tem aplicação tanto no lado de fora desses blocos quanto está presente no interior dos ambientes, detalhados para servir e acolher, indo além dos quesitos de higiene e praticidade.

Chapas metálicas vazadas, revestimentos, pintura, espelhos e arte combinados em um jogo arquitetado em detalhes transformaram o que se esperava ser um banheiro básico funcional em algo pensado para agradar e mudar o astral dos usuários.

No interior dos sanitários, os tons predominantes são amarelo no espaço familiar, rosado no feminino e azul no masculino. A combinação de praticidade e beleza com novos revestimentos, louças, metais, esquadrias e materiais gerando beleza e praticidade comprova aos usuários que eles são a razão deste projeto.

Foi usado porcelanato para alto tráfego em dois tons de cinza para dar um movimento no interior dos banheiros, tanto nas paredes como no piso no formato 80×80 (Eliane) para reduzir a área de rejunte do piso e parede, evitando assim, áreas de maior concentração de maus odores e acúmulos de detritos.

Terminal Santo Amaro. Fotos Salvador Cordaro

Pensando na durabilidade, manutenção e redução de furto a arquiteta especificou metais são antivandalismo (Docol), Louças (Roca e Deca) e no banheiro masculino mictórios ecológicos sem água (Bobson).

As bancadas foram trabalhadas em quartzo branco, trazendo mais leveza e favorecendo a limpeza do ambiente. Possui uma posição acessível e os espelhos acima da bancada em formato linear com os cantos arredondados para tornar o ambiente mais amigável e convidativo.

Foi desenvolvido pela 2Buy um padrão (oriundo da arte principal) aplicado através de película adesiva, que trouxe a identidade para o forro e a parede de fundo dos espelhos na bancada principal.

Para a iluminação, o conceito linear com perfis de LED aumenta a luz internamente deixando os ambientes mais claros, tornando-os mais confortáveis e seguros.

Melhorias que beneficiam os usuários

Fotos Salvador Cordaro

Pontualmente, a arte colorida feita a partir das técnicas de aquarela e desenho emprega frases do manifesto da SPS VIVACIDADE, cujo nome e logotipo foram criados também pela 2BUY, para a operação e gestão dos espaços dos terminais urbanos a cargo da empresa. A arte foi criada para reiterar o objetivo de homenagear as pessoas, as quais representa, com alegria e respeito, aplicada em superfícies adesivadas como os muros, paredes e testeiras, áreas elevadas da arquitetura preexistente dos espaços abertos, que emolduram os terminais.

O projeto introduziu uma rica paleta de cores: além do laranja da empresa, entrou o azul como a tonalidade que define o Terminal Santo Amaro, presente nas artes multicoloridas, com vermelho, verde e amarelo, adesivadas pelo terminal, criadas para homenagear as pessoas que dão vida aos espaços.

Para todos os ambientes trabalhados os porcelanatos de alto tráfego são em dois tons de cinza, que favorecem a manutenção e limpeza do local, e ao mesmo tempo servem de fundo neutro para destacar a arte principal e seu colorido ímpar.

A bilheteria passou também por um retrofit ganhando ares mais modernos com linhas minimalistas e nova comunicação visual, com o mesmo modelo de porcelanato cinza trazendo a mesma identidade permeando os ambientes e unificando o conceito do terminal como um todo. O bicicletário existente ganhou novas sinalizações. E, para facilitar o seu acesso às conexões foram criados espaços para carregar celulares, itens para confirmar que as pessoas são reconhecidas tanto em suas necessidades quanto em suas sensibilidades.

Lisiane Di Corá

Em 2010, a arquiteta gaúcha Lisiane Di Corá, com uma atuação multidisciplinar que incluía experiência na Publicidade, fundou a 2BUY em São Paulo, onde já atuava, para oferecer ao mercado todo o potencial do seu trabalho, com uma filosofia muito particular. Trazendo sua atuação profissional e a certeza da importância da comunicação e do design como ferramentas de branding na bagagem, passou a entregar desde então projetos que alavancam negócios, partindo sempre da necessidade das pessoas/usuários, identificadas a partir de levantamentos criteriosos.

Arquitetura comercial, Wayfinding (sinalética, comunicação visual e Environmental Graphic Design), Retail Design e Visual Merchandising são as áreas de atuação da 2BUY, por meio das quais entrega resultados exemplares. Vale ressaltar também a expertise da arquiteta em grandes projetos, dimensionados e customizados para importantes espaços, como o de Wayfinding do Aeroporto de Guarulhos, shopping centers e metrôs, impactando grande número de pessoas em várias cidades e estados do país. “Nossa intenção é unir olhar e expertise técnicos a um pensamento estratégico, com visão de negócio, para que o resultado seja sempre uma solução prioritariamente funcional e, como consequência, artística e bela”, afirma Lisiane Di Corá.

www.2buy.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *