Mundo da Arquitetura pela Ásia -África: TRIENAL DE ARQUITETURA DE SHARJAH 2023 REVELA DETALHES DE NOVAS COMISSÕES E PROJETOS

SITE-SPECIFIC A Beleza da Impermanência: Uma Arquitetura de Adaptabilidade com curadoria de Tosin Oshinowo 11 de novembro de 2023 – 10 de março de 2024

 

A Trienal de Arquitetura de Sharjah revela detalhes de novas encomendas e projetos site-specific para sua edição de 2023, The Beauty of Impermanence: An Architecture of Adaptability. Com curadoria do arquiteto Tosin Oshinowo, a Trienal contará com 30 arquitetos, designers e estúdios de 26 países, que explorarão soluções inovadoras de design resultantes das condições de escassez no Sul Global. De instalações e exposições de grande escala a conversas críticas e programação pública mais ampla, a Trienal examinará como as culturas de reutilização, reapropriação, colaboração e adaptação podem ajudar a entregar um futuro mais sustentável, resiliente e equitativo.

A Trienal foi criada pela primeira vez em 2018 para fornecer uma plataforma para arquitetura e urbanismo da Ásia Ocidental ao Sul da Ásia e ao continente africano, enquadrada no contexto de Sharjah. Os projetos serão exibidos em toda a cidade e seus arredores, desde locais centrais como o antigo Mercado de Legumes Al Jubail e a Escola Al Qasimiyah até o deserto circundante. A edição mergulhará os visitantes em uma apresentação ambiciosa e dinâmica que, embora enraizada na história, cultura e tradição de Sharjah, transforma a região em um centro global para o discurso arquitetônico.

Conhecida por suas abordagens ambientais e socialmente responsivas à arquitetura, a escolha do tema de Oshinowo é inspirada em sua própria filosofia de design, que abraça soluções contextuais. Os participantes da Trienal destacarão soluções de design que se baseiam no conhecimento indígena, exploram o potencial de materiais locais e examinam a resiliência climática e a adaptabilidade de comunidades em todo o mundo.

Os projetos responderão ao tema em três vertentes principais:

Contexto

renovado

Das mudanças climáticas à escassez de recursos, os participantes demonstrarão como o conhecimento derivado do Sul Global pode inspirar o design resiliente. Projetos que destacam a versatilidade dos materiais naturais como recurso de construção incluem o ETA’DAN by Hive Earth, uma parede multifuncional feita de terra batida e agro-resíduos. Uma instalação interativa para todas as idades com assentos e degraus para descanso e relaxamento, promoverá a sustentabilidade por meio do compartilhamento de recursos e reutilização de resíduos. Empregar a lama como material é também a base para a TERRA PARA A TERRA de Sumaya Dabbagh, uma estrutura de parede curva que reflete a circularidade e dualidade fundamentais de um material que incorpora solidez e fluidez.

Hunnarshala Campus, Bhuj. Image courtesy of Andreas Deffner

Abordando o impacto extrativo das economias de mercado modernas na biodiversidade e no conhecimento indígena, o De Volta para o Futuro da Fundação Hunnarshala é uma exposição que explorará como os materiais naturais e as habilidades tradicionais de construção podem fortalecer vozes marginalizadas. Também reconhecendo as práticas indígenas, o artista e arquiteto Abeer Seikaly apresentará um espaço cultural móvel que celebra a importância da tecelagem dentro das comunidades beduínas. A construção usará bambu de origem local e cabelo de cabra, vislumbrando um futuro circular enquanto evoca a relação esquecida entre as pessoas e a terra.

Os projetos também destacarão respostas inovadoras e resistência à cultura do desperdício. O navio de Teseu, de Thomas Egoumenides, adota uma abordagem circular usando carretéis de plástico descartados e hastes rosqueadas. Reaproveitando esses materiais para criar uma instalação arquitetônica, o projeto se torna um símbolo de resistência a uma cultura do descarte. Um projeto de Papa Omotayo & Eve Nnaji MOE+AA/ADD-apt será baseado em uma das zonas industriais de Sharjah, explorando a vida em meio aos terrenos baldios e espaços não utilizados da área. DESCANSAMOS NO NINHO DO PÁSSARO é uma instalação construída a partir de resíduos orgânicos e andaimes que pergunta o que acontece quando o espaço é adaptado para criar um ponto de descanso coletivo.

Cambio (2020-2023) é um projeto em andamento da Formafantasma, que investiga as origens da indústria madeireira na bioprospecção colonial no século XIX. Ele explora os impactos ambientais da cadeia de suprimentos e busca expandir o design para além dos produtos acabados, integrando silvicultura, legislação, ciência e ativismo. Por meio de vídeos apresentados como parte de uma exposição multidisciplinar, eles perguntam como o design pode abordar questões ambientais por meio de abordagens colaborativas e informadas.

Destacando a questão do colonialismo do lixo, a marca de roupas BUZIGAHILL – que criativamente transforma resíduos de roupas de segunda mão do Ocidente e os vende de volta para o Norte Global – reconstruirá seu estúdio de produção e encenará RETURN TO SENDER. Este desempenho desafiador mostra a desenvoltura dos africanos subsaarianos em aproveitar os resíduos como um recurso valioso. Sharjah desempenha um papel significativo na cadeia de abastecimento de roupa em segunda mão, e fardos de roupa de segunda mão não lavada foram especialmente adquiridos para o desempenho a partir de um centro de triagem numa das Zonas Francas de Sharjah, onde os trabalhadores migrantes desembalam, separam e reembalam roupas indesejadas recolhidas na Europa.

Formafantasma, Still from “Cambio – Seeing the Wood for the Trees” (2020-2023)

Power Shifts é uma instalação fotográfica de Dia Mrad que analisa o colapso econômico do Líbano usando imagens aéreas da proliferação de painéis solares em telhados em Beirute. Vistos não apenas como objetos, os painéis tornam-se manifestações da própria crise, convidando o espectador a refletir não apenas sobre o impacto visual do colapso econômico na paisagem urbana, mas também sobre seu profundo efeito na vida de seus moradores.

Em resposta à evolução da identidade nacional e do significado cultural de Sharjah nos Emirados Árabes Unidos, Olalekan Jeyifous apresentará SHJ 1X72 – 1X89, uma obra especulativa que oferece uma visão retrofuturista da região. Situado na Bank Street de Sharjah e nas suas “áreas de património”, Jeyifous vai imaginar uma arquitectura alternativa que abraça práticas sustentáveis e tipologias locais, em sintonia com as condições climáticas da região e os ritmos sociais dos seus habitantes.

Corpos

intangíveis Os participantes celebrarão a natureza efêmera da interação da civilização com o meio ambiente, com projetos que exploram como os sistemas paisagísticos naturais e as narrativas culturais podem ser integrados em novos quadros urbanos. Locais abandonados em Sharjah fornecerão um catalisador para muitas dessas ideias, como o antigo Mercado de Vegetais Al Jubail, que fechou em 2015, mas foi salvo da demolição pelo SAT em 2019. 51-1 Arquitectos vai transformar a área adjacente ao local em Play You Are in Sharjah, um espaço público para atividades comunitárias com mesas, cadeiras e jogos de tabuleiro que são reconfigurados de acordo com a posição do sol ao longo do dia.

Em outros lugares, no deserto que cerca a cidade, a “vila fantasma” de Al Madame faz parte de uma série de assentamentos modernistas que foram construídos na década de 1970 para abrigar grupos nômades. Há muito abandonada, a Tenda de Concreto do projeto de Sandra Hilal e Alessandro Petti usará tecido para cobrir as ruínas da vila, ressignificando-a como símbolo de transitoriedade duradoura. Por fim, assim como os prédios, o projeto será recuperado pelas dunas, uma lembrança poética da inevitabilidade da impermanência.

Rendering of wrapped building in Al Madam. Image courtesy of Herman Hjorth Berge

Honrando a arquitetura como um espaço para ritual, performance e tradição, Yussef Agbo-Ola apresentará JABALA 9: ASH CLEANSING TEMPLE. Esta estrutura sagrada – que homenageia as culturas beduína, iorubá e cherokee – será construída a partir de materiais orgânicos, como juta, cânhamo e fios de algodão e ilustrada com motivos cosmológicos, convidando os visitantes a participar de cerimônias coletivas de queima de incenso e respiração. O Museu do Artifício de Miriam Hillawi Abraham reimagina as igrejas sagradas talhadas em rocha de Lalibela, no norte da Etiópia, construídas inteiramente a partir de blocos de sal – um aceno à cultura material de Sharjah e sua relação histórica com a Etiópia. A estrutura acabará sendo desmontada e seus blocos de sal devolvidos ao comerciante para reutilização na agricultura e construção, deixando apenas resquícios de sal, poeira e memórias.

A lista completa de participantes: 51-1 Arquitectos (Peru); Abeer Seikaly (Jordânia); Adrian Pepe (Honduras/Líbano); Al Borde (Equador); Fundação para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura da República do Uzbequistão (ACDF) (Uzbequistão); Asif Khan Studio (Reino Unido); Bubu Ogisi (Nigéria); BUZIGAHILL (Uganda); Cave_bureau (Quênia); Collab: Henry Glogau e Aleksander Kongshaug (Dinamarca/Nova Zelândia); DAAR – Sandi Hilal e Alessandro Petti (Itália/Palestina/Suécia); Dia Mrad (Líbano); Formafantasma (Itália/Holanda); Terra Colmeia (Gana); Fundação Hunnarshala com Aabhat e Aina (Índia); Limbo Accra (Gana); Miriam Hillawi Abraham (Etiópia); Papa Omotayo & Eve Nnaji MOE+AA/ADD-apt (Nigéria); Natura Futura (Equador); Nifemi Marcus-Bello (Nigéria); Ola Uduku e Michael Collins (Nigéria/Reino Unido); Olalekan Jeyifous (EUA/Nigéria); RUÍNA Arquitetura (Brasil); Sandra Poulson (Reino Unido/Angola); Sumaya Dabbagh (Arábia Saudita/Emirados Árabes Unidos); Thao Nguyen Phan (Vietnã); Thomas Egoumenides (França/Tunísia); Wallmakers (Índia); Yara Sharif e Nasser Golzari (Palestina/Reino Unido); e Yussef Agbo-Ola (Reino Unido e Brasil).

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