Por Adriana Bombassaro, diretora de operações da FastBuilt, empresa de tecnologia que desenvolve soluções de automação para a construção civil
A construção de um empreendimento é um processo complexo e desafiador, mas que não termina no momento de entrega das chaves do imóvel aos proprietários. É comum que grande parte da atenção e dos recursos sejam direcionados para a fase de construção e, com isso, a construtora acaba deixando de lado uma etapa importante para garantir a satisfação e fidelização do cliente. Essa etapa é o pós-obra.
Essa é a fase de maior contato entre a equipe da construtora e o consumidor. Portanto, um dos primeiros erros a destacar é a falta de comunicação com o cliente. Uma pesquisa do Hubspot mostra que mais de 75% deles até podem continuar a fazer negócios com uma empresa que cometer um erro, desde que a comunicação seja excelente.
Então, nada de “sumir” depois da entrega das chaves. É importante estabelecer um canal de comunicação contínua com os clientes, já que depois da finalização da obra possivelmente surgirão chamados de assistência técnica para solucionar possíveis problemas. Não esqueça de manter registros detalhados das conversas e ações tomadas.
A falta de assistência técnica também é uma questão importante que deve ser levada em consideração. Com a transparência na comunicação e com um canal centralizado para o gerenciamento de chamados de assistência técnica, esse serviço se torna mais fácil e sua solução mais ágil para o construtor. E o acompanhamento do status do chamado garante segurança para o cliente, que consegue saber o que está acontecendo.
Outro erro crítico é a entrega de uma obra de má qualidade. Problemas estruturais, vazamentos, infiltrações e defeitos de acabamento são apenas alguns exemplos que podem surgir após a conclusão da construção.
Para evitar esse problema, é essencial que haja inspeções rigorosas durante todo o processo construtivo e também antes da entrega, garantindo que todos os padrões de qualidade tenham sido cumpridos. Invista em mão de obra qualificada e materiais de boa qualidade desde o início do projeto.
Aqui também há espaço para o uso de uma plataforma que consiga mostrar a evolução da obra. Assim, através de fotos, vídeos e informações sobre o desenvolvimento do empreendimento, compartilhadas com o cliente, é possível oferecer mais transparência sobre a obra.
A entrega dos documentos necessários, como o manual do proprietário, certificados de garantia e as-built (plantas atualizadas), muitas vezes é negligenciada pelas construtoras, causando frustração aos clientes. Com o uso da tecnologia, esses documentos podem ser disponibilizados aos compradores de forma digital, através de um aplicativo que pode ser acessado a qualquer momento por ele, na palma de sua mão. Tal iniciativa também garante redução de custos com impressão de documentos.
Evitar os erros no pós-obras requer um compromisso contínuo com a qualidade, a transparência e a satisfação do cliente. Investir em uma comunicação eficaz e garantir a qualidade da obra desde o início são passos essenciais para evitar problemas no pós-obra e construir uma reputação sólida no mercado. A construção civil não termina na entrega das chaves, e as construtoras que reconhecem isso estão em vantagem competitiva na construção de relacionamentos duradouros com seus clientes.