Campanha Dezembro Laranja de prevenção ao câncer de pele alerta para uso do protetor solar durante trabalho e lazer para próximo verão, que estará entre os três mais quentes da história
De acordo com o Inpe, o próximo verão será um dos três mais quentes da história, com previsão de temperaturas muito acima da média ao longo dos próximos meses. Visando este cenário, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reforça a necessidade de proteção e cuidados com a pele durante o Dezembro Laranja, mês dedicado à conscientização e diagnóstico precoce do câncer de pele.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta que o câncer de pele representa 33% de todos os tumores malignos no Brasil, prevendo cerca de 220 mil novos casos entre 2023 e 2025. Este tipo de câncer destaca-se como o mais comum entre os homens. Além da predisposição genética, a exposição desprotegida aos raios UV do sol é identificada como a principal causa da doença. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma em cada três mortes por câncer de pele não melanoma é atribuída à exposição à radiação ultravioleta no trabalho ao ar livre.
Neste ano, a campanha adota o tema “Seu Sol, Sua Pele, Sua Proteção”, com foco na conscientização sobre a importância de se consultar um dermatologista sobre as medidas de proteção adequadas para cada tipo de pele. No dia 2 de dezembro, das 9h às 15h, serão oferecidos atendimentos gratuitos para orientação, diagnóstico e tratamento do câncer de pele em mais de 100 postos espalhados pelo Brasil, com a participação de aproximadamente 3.500 médicos dermatologistas e voluntários. Os endereços estão disponíveis neste link.
Coordenador da campanha Dezembro Laranja da SBD, o dermatologista Dr. Carlos Barcaui, lembra que os homens, principalmente em situações não recreativas, têm mais dificuldade em usar o protetor solar, enquanto as mulheres são mais receptivas: “Queremos com a campanha reforçar as medidas para todos os momentos de exposição ao sol, não apenas na hora do lazer”, destaca o especialista.
Conscientização nos canteiros de obras
Para trabalhadores que trabalham ao ar livre, como profissionais da construção civil, os cuidados com a pele são essenciais na rotina diária. Nesse sentido, a MRV uniu esforços à Sociedade Brasileira de Dermatologia para oferecer palestras com especialistas em canteiros de obra por todo o país, enfatizando a importância dos cuidados com a pele e do diagnóstico precoce do câncer de pele.
“Os números do INCA nos trazem um alerta para a importância da informação e educação sobre o câncer de pele, principalmente no setor da construção civil, em que mais de 80% dos trabalhadores são homens. Há mais de dez anos disponibilizamos protetor solar para as equipes que estão nos canteiros de obras, mas sentimos a necessidade de ir além, de mostrar a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce”, explica Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO.
Além de palestras, a empresa tem promovido triagem e atendimento médico com especialistas, bem como a distribuição de protetor solar, do manual “ABCDE da pinta” e de gibis temáticos da Turma da Mônica, produzidos pela SBD para incentivar os trabalhadores a compartilharem as informações com suas famílias.
Como uma das maiores companhias do ramo no de construção civil no Brasil, a empresa tem como objetivo impactar as pessoas dentro e fora dos canteiros. “A adesão ao Dezembro Laranja é mais um passo na longa campanha que temos. Esperamos não só conscientizar os nossos mais de 20 mil funcionários, mas levar também o exemplo ao setor, que é um dos que mais empregam no país”, afirma Raphael Lafetá, diretor executivo de Relações Institucional e Sustentabilidade da MRV&CO.
Para alcançar esses públicos, foram realizadas ações especiais na Arena MRV no último domingo (26), entre Atlético Mineiro e Grêmio pela 35ª rodada do Brasileirão. Os painéis, em torno do campo, receberam mensagens da campanha e os jogadores do Atlético usaram camisas estilizadas com o tema. No intervalo do jogo, foi exibido um jingle feito pelo Quarteto da Arriação, grupo formado por pedreiros que fazem sucesso nas redes sociais, especialmente para o Dezembro Laranja. O vídeo está disponível neste link.