Concedida pela QMS Certification chancela chega após companhia desenvolver série de ações internas em prol da ética e transparência nas relações comerciais
A Carioca Engenharia acaba de receber a certificação NBR ISO 37001:2017– Sistema de Gestão Antissuborno, auditada pela QMS Certification, um marco para a empresa após a adoção de uma série de medidas internas em prol da ética e transparência nas relações com o mercado.
“Receber essa certificação é muito importante para nós. Não se trata somente de um selo; é o resultado de um trabalho diário que contou com o engajamento de todos, do foco que temos para conquistar nossos objetivos e reflexo do nosso compromisso em promover um ambiente de negócios ético, transparente, seguro e sustentável. Estamos muito orgulhosos em passar a ostentar essa chancela, que contempla um rol muito pequeno de empresas, e confiantes de que isso fortalecerá a relação com nossos stakeholders e também abrirá portas para novas oportunidades de negócios e relacionamento com o mercado”, comemorou o diretor-geral da empresa, Daniel Rizzotti.
A Carioca promove diversas iniciativas no seu Programa de Compliance, que hoje se chama Sistema de Gestão Antissuborno Compliance Concorrencial ou SGACC, com o intuito de se adequar às melhores práticas de prevenção, detecção, tratamento e correção de condutas antiéticas. Dentre elas, estão treinamentos constantes com os colaboradores; revisão e aprimoramento do Código de Conduta e do Sistema de Gestão Antissuborno Compliance Concorrencial, visando reforçar valores, missão e princípios da empresa e incentivar a conduta ética em seus negócios; manutenção da autonomia e independência da Área de Compliance, responsável por disseminar a cultura compliance dentro da companhia, rever políticas e normas; manutenção de um Comitê de Ética responsável por conduzir investigações, analisar os casos de descumprimento e recomendar tratamentos; e implantação de um Canal de Ética administrado por uma empresa terceirizada e acessível por telefone, site específico para denúncias e instalação de urnas físicas distribuídas pelos escritórios administrativos e obras, onde é possível realizar denúncias de forma anônima.
“Na Carioca Engenharia, agir de forma ética e transparente em todas as nossas esferas de atuação é prioridade. A obtenção da ISO 37001 vem coroar o trabalho de uma década e essa busca constante da empresa”, ressaltou a Compliance Officer da Carioca, Rosi Silva.
Além das medidas implementadas, a Carioca também integra ações externas de combate à corrupção. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, e uma das fundadoras do Movimento pela Integridade do Setor de Engenharia e Construção (MISEC), que conta com o suporte da Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, e do Instituto Ethos. Em 2022, a Carioca ingressou no quadro de associados do Instituto Brasileiro de Autorregulação no Setor de Infraestrutura (IBRIC), que tem como compromisso promover a autorregulação das empresas associadas em temas que abrangem a ética, transparência, integridade, sustentabilidade e governança corporativa, contribuindo para o fortalecimento desse mercado.
“O tema compliance é fundamental para a Carioca. Temos um programa robusto que passa por aprimoramento constante e existe um grande empenho interno para que nossos colaboradores, desde a alta direção até quem trabalha nos canteiros de obras, vivam essa mensagem no dia a dia. A certificação chegou para fortalecer um trabalho de muitos anos e também para reforçar com todos os players do mercado em que atuamos, o caminho que estamos seguindo”, complementou o diretor de Suporte à Gestão, Fabio Meirelles.
“A ISO 37001 também nos proporcionará mais competitividade, abrindo portas para novas oportunidades de negócios e parcerias, especialmente em um mercado que valoriza empresas comprometidas com práticas antissuborno. Ao demonstrar conformidade com normas internacionais rigorosas, a certificação nos oferece uma vantagem em processos de licitação e concorrências que, muitas vezes, exigem evidências de práticas éticas e sistemas de gestão antissuborno. E isso favorece o crescimento da nossa empresa”, reforçou o diretor de Engenharia, Gustavo Maschietto.