Palestra internacional e debate sobre locação no Brasil serão destaques na 2ª ANALOC Rental Show

Stéphane Hénon, presidente da Associação Europeia de Locação, falará sobre a competitividade e a maturidade do rental na Europa

Marcada para acontecer de 2 a 4 de julho no Riocentro, Rio de Janeiro, a 2ª ANALOC Rental Show 2024 terá uma programação diferenciada e marcante. Já nesta edição, contará com uma palestra internacional: Stéphane Hénon, presidente da ERA – European Rental Association (Associação Europeia de Locação) e diretor da Loxam, estará no evento para falar sobre o tema ‘Mercado europeu de rental e competitividade em mercado maduro’, abordando pontos importantes sobre o setor na Europa e compartilhando experiências da atividade num continente onde a locação é bem avançada. A palestra será realizada em 4 de julho, às 14h50.

A presença de Hénon será importante para os locadores entenderem melhor as características do mercado internacional, estabelecerem comparações e extraírem o que acharem interessante em benefício de suas empresas. As diferenças entre os mercados europeu e o brasileiro refletem as distintas trajetórias de desenvolvimento econômico e industrial de cada região, bem como suas prioridades regulatórias e culturais.

“O mercado europeu é mais maduro e estruturado, com maior penetração de empresas de locação e serviços complementares bem estabelecidos. A Europa possui normas de segurança e ambientais mais rigorosas e melhor aplicadas”, descreve Reynaldo Fraiha, coordenador do evento. De acordo com ele, os países europeus lideram na adoção de tecnologias avançadas para gestão de frota e eficiência operacional.

“Na Europa, há décadas a locação está amplamente aceita e preferida por seus benefícios, enquanto no Brasil a posse de equipamentos ainda é bastante valorizada, embora essa realidade esteja mudando”, complementa Leônidas Ferreira, conhecido como Leo Sisloc, diretor executivo da Sisloc Softwares de Gestão, presidente do Grupo LocadoresBR e coordenador da Analoc Rental Show.

Segundo Léo, o rental brasileiro está evoluindo para incluir mais serviços adicionais, mas ainda é comum encontrar locações sem muitos serviços complementares. “Já nos países europeus, as locadoras frequentemente operam em modelos de negócio integrados, oferecendo serviços adicionais como manutenção, treinamento e consultoria. Parcerias estratégicas entre fabricantes de equipamentos e empresas de locação são comuns”, diz.

 

Programação bem planejada

A programação traz debates sobre temas atuais ministrados por profissionais reconhecidos da área. No dia 02, às 14h30André Menezes falará sobre ‘Liderança como diferencial competitivo locadoras’; e na sequência acontece às 16h30 o Painel Mulheres Gestoras, conduzido pelo Grupo GestorasBR, sobre o tema ‘Liderança no ecossistema de locação brasileiro’, com participação de Talita ZáccaroHelen ZáccaroMonica Barros ZamboliniAna Paula de Amorim, e Kelly Souza.

No dia 03, às 14hAlexandre Assis inicia as atividades com a palestra ‘Como gerar valor para sua locadora com governança’; e em seguida, às 15h, o jornalista Luís Artur Nogueira falará sobre ‘Perspectivas macroeconômicas e políticas para o mercado de locação 2024/2025’.

Dia 04, às 14h, o evento começa com a palestra ‘Empreendedorismo e gestão’, por Wilson Poit; prossegue às 14h50 com Stéphane Hénon, no tema ‘Mercado europeu de rental e competitividade em mercado maduro’; e às 15h40 terá uma mesa redonda com Eurimilson DanielLéo Sisloc e Paulo Esteves, que falarão sobre o ‘Mercado de rental no Brasil e a influência das associações.

Mercado em transformação constante

A ANALOC Rental Show tem sido a vitrine da constante evolução e transformação nos últimos anos do mercado brasileiro, em franco crescimento e processo de capacitação.

O evento é fruto da parceria entre a Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Setoriais de Locação de Equipamentos para a Construção (ANALOC) e o Grupo LocadoresBR, e reúne os principais fabricantes e fornecedores de equipamentos e serviços, para apresentar novidades específicas a locadores de todo o país.

Com público altamente focado, a primeira edição da feira aconteceu em Curitiba (PR) no ano passado e teve cerca de 4.850 visitantes, segundo os organizadores. O evento superou as expectativas tanto de público (eram esperadas 2500 pessoas) como de geração de negócios, atingindo a marca dos R$ 58 milhões.

A feira do Rio de Janeiro deverá superar esses números.

https://analocrentalshow.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *