SindusCon-SP celebra 25 anos do Seminário Tecnologia de Estruturas e Fundações em 8 de agosto

Evento se destaca por ser pioneiro na inclusão de temas inovadores em processos construtivos

Ao comemorar seus 90 anos em 2024, o SindusCon-SP também celebra a 25ª edição do tradicional Seminário Tecnologia de Estruturas e Fundações, realizado por meio do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e do Comitê de Meio Ambiente (Comasp). Em formato híbrido, o evento acontecerá no dia 8 de agosto, das 10h às 19h30, sendo a opção presencial na sede da entidade (r. Dr. Bacelar, 1043, Vila Clementino, São Paulo).

O seminário se destaca por ser pioneiro na inclusão de temas inovadores em processos construtivos, atualizações das normas técnicas de execução de estruturas e tecnologias no ciclo de uma obra. Inscreva-se já.

De acordo com Jorge Batlouni Neto, Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, o seminário trará para o debate as principais tendências, novidades e atualizações que acontecem no Brasil e nos outros países do mundo. “Trataremos de novos processos, sistemas, produtos, equipamentos, tecnologia e especialmente o que há de mais moderno no mundo e pode e deve ser utilizado aqui, sempre com a apresentação de cases práticos.”

Roberto Clara, Vice-Coordenador do Grupo de Estruturas do CTQ, afirma que ao longo dos anos a construção paulista tem se adaptado tanto às evoluções quanto às novas tecnologias e acontecimentos, como o que aconteceu na pandemia. “O mundo mudou e fomos nos adaptando a essas mudanças, sempre liderando os debates no Brasil. Como exemplo estão as palestras inéditas voltadas para a sustentabilidade, emissão de carbono, eficiência energética e especialmente retrofit”.

O seminário já abordou também os desafios estruturais do empreendimento, as mudanças e avanços da ABNT NBR 14931 – Execução de estruturas de concreto armado, protendido e com fibras – Requisitos, inovação em estruturas de concreto para aumentar a produtividade com sustentabilidade, o sistema construtivo em paredes de concreto, o uso de BIM em construções em aço, entre outros temas.

A abordagem do evento ao longo dos anos manteve-se na importância da simplicidade para a elevação da produtividade. Por isso, destina-se aos executivos e profissionais de engenharia e arquitetura de empresas construtoras, incorporadoras, projetistas e de sistemas construtivos, e professores, pesquisadores e estudantes de escolas de engenharia, arquitetura e tecnologia de edificações.

Programação 2024

A abertura será realizada por Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP; Jorge Batlouni Neto, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP; Luis Fernando Bueno, coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP (CTQ); representante do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Roberto Clara, Vice Coordenador do Grupo de Estruturas do CTQ.

Na sequência, serão abordados os “Riscos associados a concretagens de grandes volumes”, por Selmo Kuperman, diretor da Desek. Augusto Pedreira de Freitas, sócio titular da Pedreira de Freitas, apresentará o case “Minimizando incertezas para obter a confiança nos projetos de retrofit”. O tema Vergalhão de Alta Resistência Gerdau – GG70 – Utilização e Case de Aplicação será apresentado por Darlan Borges, especialista em estruturas pela Gerdau. As Concretagens Especiais serão apresentadas por Allyson Paulo Schiavinato, Superintendente Técnico Nacional da Supermix.

Ricardo Leopoldo e Silva França, titular da França & Associados Projetos Estruturais, demonstrará como baixar a emissão de CO2 nas estruturas de concreto e apresentará o case prático Solução Estrutural para o Edifício JK Square. O tema Estudo da Influência do Partido Estrutural na Produtividade da Mão de Obra de Estruturas, será abordado por Francisco Paulo Graziano, diretor da Pásqua & Graziano Associados.

Em sua participação, José Augusto Almeida, Engenheiro Civil da Engeform Construções e Comércio Ltda., apresentará os desafios de execução de fundação rasa de grande porte. Maurício Bianchini, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Votorantim Cimentos, demonstrará como reduzir a emissão de CO2 das edificações ao longo da cadeia produtiva da construção. Já a escolha da opção por laje plana no Brasil e no mundo será apresentada por Francisco Oggi, consultor em Industrialização da Construção.

Todos os participantes estão convidados para o coquetel de celebração dos 25 anos do evento, ao seu final. Patrocinam o seminário: Atlas Schindler, Gerdau, Supermix, Geofix, CONFEA, Votorantim e Ulma. O evento conta também com o Estadão como parceiro institucional.

Live

No dia 29 de julho, o SindusCon-SP realizou uma live inédita sobre a 25ª edição do Seminário Tecnologia de Estruturas e Fundações, em parceria com o professor especialista em Projetos Estruturais e Mestre em Engenharia Civil Rangel Lage, com Jorge Batlouni Neto, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, e Roberto Clara, vice coordenador do Grupo de Estruturas do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ).

Lage ressaltou a importância do pioneirismo dos temas debatidos e a grande oportunidade de networking com os principais profissionais que atuam no setor. Batlouni destacou o relevante painel da Doutora Maria Angélica Covelo, que apresentará de forma inédita todas as evoluções das estruturas de concretos e fundações no Brasil nos últimos 25 anos. Para assistir íntegra da live, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *