Queda de avião: Aeronave e tripulantes estavam aptos a operar e com documentação em dia

Nota da ANAC

Agosto – Aaeronave operada pela Voepass acidentada em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira, 9 de agosto, um ATR-72, foi fabricada em 2010 e se encontrava em condição regular para operar, com certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos. O voo contava com quatro tripulantes a bordo no momento do acidente e todos estavam devidamente licenciados e com as habilitações válidas.

A Anac continua monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa. Além disso, a Agência segue no acompanhamento dos desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

 

ACIDENTE NOS EUA

 

Escritório de advocacia de aviação que representa vítimas em acidente anterior de ATR comenta sobre a possível causa do trágico acidente de avião no Brasil

 

Os advogados de aviação do Clifford Law Offices em Chicago, reconhecido internacionalmente pela excelência em direito aeronáutico, estão considerando as causas da queda de um avião bimotor turboélice ATR 72 que caiu a cerca de 50 milhas de seu destino em São Paulo, Brasil, matando todos os 62 a bordo na sexta-feira.

 

Altamente experientes com essa aeronave em particular, os advogados de aviação do Clifford Law Offices disseram que todas as possibilidades devem ser consideradas quando um avião cai repentinamente do céu em pleno voo.  A Clifford Law Offices foi a conselheira principal no acidente do mesmo tipo de aeronave, um turboélice ATR, no acidente de 1994 em Roselawn, Indiana, matando todos os 68 a bordo em um curto vôo de Indianápolis, Indiana, para Chicago.  Lá, descobriu-se que o avião que sofreu uma perda de controle do aileron devido ao acréscimo de gelo que o mecanismo de inicialização do avião não conseguiu arrancar, levando-o a cair de 16.000 pés.

 

Os primeiros relatórios do Brasil indicam que este avião estava a cerca de 17.000 pés no ar quando também pareceu perder o controle antes de cair em um bairro residencial com condições chuvosas na superfície. O clima de inverno no Brasil nesta época do ano significa que a temperatura estava em torno de zero grau nessa altura, semelhante ao clima durante o acidente de Roselawn, Indiana.  Esse acidente levou o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) para emitir dezenas de recomendações de segurança que resultaram em inúmeras mudanças operacionais e de design de aviões ATR.

 

“Nesta fase, nada pode ser descartado”, disse Robert A. Clifford, fundador e sócio sênior da Clifford Law Offices e conselheiro principal da aeronave Boeing 737 MAX8 que caiu na Etiópia, matando todas as 157 pessoas a bordo.  “Como descobrimos no acidente de Roselawn, A formação de gelo em um avião durante o vôo é altamente perigoso porque pode alterar o desempenho e as características de estabilidade e controle, o que pode levar rapidamente a uma perda catastrófica de controle.  Os dados das ‘caixas-pretas’ do avião devem em breve ajudar os investigadores a determinar os problemas causais e começar a dar às famílias das vítimas uma ideia do que aconteceu e por quê.

 

A companhia aérea brasileira VoePass forneceu um manifesto que indicava que 57 passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo do voo 2283 quando o turboélice ATR 72 caiu na tarde de sexta-feira. O site de rastreamento de voos Flightradar24 disse que os dados enviados do avião indicavam que ele estava mergulhando de 8.000 a 24.000 pés por minuto nos últimos 60 segundos do voo antes de cair por volta das 13h30, horário local.

 

Os ATRs são fabricados por uma joint venture da Airbus na França e da italiana Leonardo S.p.A.

 

O Clifford Law Offices também representou a família do empresário brasileiro Matias Machline e sua esposa Marina, que morreram em um acidente de helicóptero em Nova York em 1994. O clima foi um fator nesse acidente.

 

LISTA DOS PASSAGEIROS DIVULGADO PELA VOEPASS(PASSAREDO)

LISTA DE PASSAGEIROS E TRIPULAÇÃO

 

Nome NroVoo DataVoo Trecho
ROSANGELA SOUZA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
ELIANE ANDRADE FREIRE 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
LUCIANI CAVALCANTI 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
JOSE FER 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
DENILDA ACORDI 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
JOSE CLOVES ARRUDA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
NELVIO JOSE HUBNER 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
RONALDO CAVALIERE 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
SILVIACRISTINA OSAKI 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
WLISSES OLIVEIRA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
HIALESCARPINE FODRA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
DANIELASCHULZ FODRA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
REGICLAUDIO FREITAS 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
SIMONEMIRIAN RIZENTAL 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
JOSGLEIDYS GONZALEZ 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
MARIA PARRA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
JOSLAN PEREZ 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
MAURO BEDIN 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
ROSANGELAMARIA DEOLIVEIRA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
ANTONIODEOCLIDES ZINIJUNIOR 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
KHARINE GAVLIKPESSOAZINI 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
MAURO SGUARIZI 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
LEONARDOHENRIQUEDA SILVA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
MARIA VALDETEBARTNIK 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
RENATO BARTNIK 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
HADASSAMARIA DASILVA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
RAPHAEL BOHNE 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
RENATO LIMA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
RAFAEL ALVES 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
ADRIELLE COSTA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
LAIANA VASATTA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
ANACAROLINE REDIVO 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
JOSECARLOS COPETTI 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
ANDRE MICHEL 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
SARAH SELLALANGER 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
EDILSON HOBOLD 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
RAFAELFERNANDO DOSSANTOS 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
LIZIBBA DOSSANTOS 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
PAULO ALVES 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
PEDRO GUSSONDONASCIMENTO 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
ROSANA SANTOSXAVIER 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
THIAGO ALMEIDAPAULA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
ADRIANA SANTOS 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
DEONIR SECCO 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
ALIPIO SANTOSNETO 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
RAQUEL RIBEIROMOREIRA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
ADRIANO DALUCABUENO 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
MIGUEL ARCANJORODRIDUESJUNIOR 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
DIOGO AVILA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
LUCIANOTRINDADE ALVES 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
ISABELLA SANTANAPOZZUOLI 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
TIAGO AZEVEDO 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
MARIANA BELIM 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
ARIANNE RISSO 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
CONSTANTINO THÉ MAIA 2283 09/08/2024 11:40 CAC-GRU
DEBORA SOPER AVILA TRIPULANTE
RUBIA SILVA DE LIMA TRIPULANTE
HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SIL TRIPULANTE
DANILO SANTOS ROMANO TRIPULANTE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *