O “Big Brother” da cadeia de suprimentos? IA analisa fornecedores e acelera homologação em 90%

Plataforma identifica potenciais riscos relacionados a trabalho escravo, infantil, condições de trabalho inadequadas, questões ambientais e danos à reputação

Startup líder em tecnologia para a gestão de risco de fornecedores, a Gedanken apresenta uma plataforma inovadora que promete revolucionar o processo de homologação de fornecedores, reduzindo o tempo de aprovação em até 90%, já atendendo mais de 200 grandes empresas. São coletados e analisados automaticamente mais de 400 informações de fontes públicas e privadas, incluindo dados cadastrais, certidões e processos judiciais.

Para entender como esse processo funciona, Lucas Madureira, cofundador da Gedanken, explica que a plataforma pode, por exemplo, ler todos os processos judiciais de um determinado fornecedor. “Além disso, ela apresenta se tem algum assunto dentro daquele processo judicial que pode envolver algum risco. Não só trazemos os dados, mas  aceleramos de forma drástica o tempo de análise de uma contraparte”.

A Inteligência desenvolvida pela Gedanken identifica potenciais riscos relacionados a trabalho escravo, infantil, condições de trabalho inadequadas, listas internacionais, mandados de prisão, dívidas e relacionamento com governo, questões ambientais, sociais, financeiras e danos à reputação. A solução utiliza esse recurso para automatizar e personalizar a análise de dados, liberando as empresas da burocracia e permitindo que se concentrem em seus negócios principais.

A personalização do processo de homologação é um dos pilares da plataforma. Ao reconhecer a diferença entre parceiros transacionais e críticos, a solução apresenta um fluxo de aprovação inteligente e personalizado para cada um. Essa abordagem direciona a análise para as áreas específicas que possuem risco relacionado a cada fornecedor, eliminando etapas desnecessárias e otimizando o tempo de homologação  e monitoramento contínuo.

“Imagine que um fornecedor tenha um problema de integridade relacionado à corrupção; nesse caso, apenas o time de compliance poderá aprovar. Se o problema for ambiental, somente os responsáveis pelas questões ambientais poderão solucioná-lo. Se o fornecedor não apresentar nenhum risco, ele será aprovado automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana. Isso acelera o tempo de homologação do fornecedor, reduzindo significativamente o tempo operacional que muitas empresas perdem nesse processo hoje. Dessa forma, as empresas podem concentrar seus esforços nos fornecedores mais relevantes, reduzindo a burocracia e agilizando o processo como um todo”, explica Lucas.

Este é um momento importante no mercado, já que as empresas buscam soluções para otimizar suas cadeias de suprimentos e garantir a conformidade com as melhores práticas de ESG (Environmental, Social and Governance). Dados do Gartner Supply Chain Symposium/Xpo, realizado em maio deste ano, estimam que até 2027, 50% das empresas estarão gerenciando os contratos de fornecedores através do uso de ferramentas de análise e edição de risco habilitadas para IA.

A Gedanken surge como uma aliada nesse cenário, oferecendo uma plataforma que otimiza o processo de homologação, gestão de risco e sustentabilidade. “Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas é a falta de personalização no processo de onboarding”, explica o cofundador da Gedanken. “Muitas vezes, todos os fornecedores são tratados da mesma forma, independentemente de sua relevância estratégica, seu impacto na organização ou a criticidade de sua atividade. Nossa plataforma trata os diferentes de forma diferente, de acordo com a criticidade de cada categoria de fornecimento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *