Transformações ambientais, impactos e sobrevivências estão entre os temas da 10ª edição da Mostra “Arquivo em Cartaz”, no Rio de Janeiro, Brasília e grande circuito

Arquivo Nacional (AN) e a Secretaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizam a partir de janeiro de 2025, a 10ª edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. Para a comemoração, dez eventos presenciais de exibição de filmes e debates acontecerão em diversos locais nas cinco regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). A abertura do Festival acontece na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de janeiro; em Brasília (DF), a abertura será no dia 31, no MGI, Esplanada dos Ministérios.

Para 2025, o tema do Festival será “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo”, assunto presente em encontros de grandes debates globais, políticas nacionais e eventos como a Conferência das Partes (COP) 16; a Convenção sobre Diversidade Biológica; a e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada em Belém do Pará, região Norte, em novembro deste ano. A temática também está inserida na agenda dos arquivos públicos, privados e comunitários.

10º Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo “Memórias da Terra em Filmes de arquivo”. Divulgação

Além dos dez eventos presenciais de exibição de filmes e diálogos com o público nas cinco regiões do Brasil; o Festival contará com a Mostra Acervos, que traz uma seleção de filmes de arquivos em plataforma Streaming para apreciação de Júri Popular e a exibição de filmes em canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Obras selecionadas por uma curadoria coletiva. A programação do Festival seguirá durante todo o primeiro semestre de 2025 com realização da Oficina Lanterninha Mágica; da oficina de conservação de filmes, do Arquivo Faz Escola e encerrará em junho de 2025 com a Premiação dos Filmes da Mostra Acervos e a Mostra Lanterninha Mágica.

Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Natal (RN), São Cristóvão (SE), Porto Alegre e Santa Maria (RS), Manaus (AM), Salvador (BA) estão entre as cidades escolhidas para as exibições presenciais do Festival.

Mais sobre a 10ª edição do Arquivo em Cartaz

O 10º Arquivo em Cartaz tem como objetivo atingir toda a população que se interessa pelos temas, por cinema e arte; usuárias e usuários de arquivos; pesquisadores e pesquisadoras; profissionais de arquivos públicos, privados e comunitários; e demais interessados em acervos audiovisuais e sonoros; produtores e produtoras culturais de conteúdo audiovisual, cinema e filme de arquivos; além de órgãos do poder público; movimentos sociais; escolas públicas e privadas; e instituições de ensino superior públicas e privadas.

Entre os objetivos de se promover essa Mostra Internacional estão: a valorização de filmes de arquivos; dos acervos audiovisuais e sonoros custodiados por instituições arquivísticas; promoção e organização de debates sobre as atuais políticas públicas de preservação de acervos audiovisuais e sonoros; troca de experiências e boas práticas acerca da produção de filmes de arquivo; além da difusão do acervo do Arquivo Nacional, audiovisual e sonoro e difusão da cultura de preservação de acervos audiovisuais e sonoros. E ainda, os agentes envolvidos nesse encontro buscarão incentivar a produção audiovisual de filmes de arquivos e a valorização de profissionais atuantes neste campo.

Fazem parte desta articulação com o Arquivo Nacional: a Dataprev; a Secretaria de Áudio Visual do Ministério da Cultura; a EBC; as Assessorias de Participação Social e Diversidade do MGI e do MPO, com o projeto Cine Bloco K; o Instituto Rio Branco – MRE; o Arquivo Público Municipal de São Cristóvão; a Universidade Federal do Amazonas; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre; a Universidade Federal de Santa Maria, o Leão Etíope do Méier e o Zumví Arquivo Afro Fotográfico.

 

Serviço:

10º Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo “Memórias da Terra em Filmes de arquivo”. Janeiro a junho de 2025. Encontros Híbridos (Plataforma Streaming) e Presenciais: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Natal (RN), São Cristóvão (SE), Porto Alegre e Santa Maria (RS), Manaus (AM), Salvador (BA).

Programação:

29 e 30/01/2025 – Abertura do Festival no Arquivo Nacional/RJ – Praça da República, 173, no Rio de Janeiro, RJ.

31/01/2025 – Abertura do Festival no MGI/DF – Esplanada dos Ministérios.

03/02/2025 a 30/06/2025 – Exibição de Filmes na Rede EBC.

03/02/2025 a 09/03/2025 – Mostra Acervos na Plataforma Streaming e votação de Juri Popular;

Fevereiro a junho de 2025 – Exibições Presenciais em todo o país (informação de datas nos canais digitais do AN)

  • Exibição em Natal/RN – Dataprev
  • Exibição em Salvador/BA – Zumví Arquivo Afro Fotográfico
  • Exibição em São Cristóvão/SE – Arquivo Histórico Municipal de São Cristóvão
  • Exibição em Manaus/AM – UFAM
  • Exibição no Rio de Janeiro/RJ – Leão Etíope do Méier
  • Exibição em Santa Maria/RS – UFSM
  • Exibição em Brasília/DF – Instituto Rio Branco/MRE
  • Exibição em Porto Alegre – IFRS

Abril de 2025 – Oficina Lanterninha Mágica, Oficina de Conservação de Filmes e Arquivo Faz Escola no Arquivo Nacional/RJ.

Junho de 2025 – Premiação e Mostra Lanterninha Mágica no Arquivo Nacional/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *