Karina Cândido, natural da zona norte de São Paulo, foi a única mulher finalista da segunda temporada do reality show ‘Pedreiro Top Brasil’. Formada em jornalismo e com experiência em redações de jornais, revistas e TV, ela se reinventou em outra área e, há mais de 14 anos, vem atuando na construção civil. Karina também é instrutora voluntária em uma ONG que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade, ajudando-as a se sentirem mais encorajadas e fortalecidas para ingressar e desenvolver uma carreira sólida na área de construção.
A finalista – que se inscreveu na primeira edição do reality, mas não avançou nas seletivas por falta de tempo para se dedicar às provas – resolveu aproveitar a oportunidade quando viu as chamadas para a segunda temporada, em 2024. “Foram várias etapas e 18 mil inscritos somente em São Paulo. Mas fui avançando, sendo a única mulher finalista entre os mais de 37 mil candidatos de todo o país”, lembra Karina.
Ao se ver classificada entre os 10 finalistas, a pressão do reality foi percebida – mas a candidata não se deixou abater: “Desde o início fui tratada com muito respeito por todos os concorrentes, pela produção e envolvidos no reality. As provas, que combinavam uso da força física, mas também a capacidade de planejamento, execução e inteligência, me permitiram avançar e aprender muito. Foi uma experiência inesquecível”, conta a finalista.
“Quando me recordo da minha trajetória sinto muito orgulho. Me formei e atuei como jornalista durante vários anos, inclusive no caderno de construção de um dos jornais mais importantes do país. Quando decidi migrar de área, em 2010, me mudei da capital para o interior paulista e resolvi me qualificar fazendo vários cursos no Senai. Fui pegando pequenas obras e em 2015 voltei para São Paulo, onde segui na construção civil. Hoje me sinto totalmente pronta para executar as mais diferentes obras e integrada às demandas da construção civil. Nesse ponto, a participação no reality só ajudou”, reconhece.
Com o término do reality, Karina planeja combinar seus conhecimentos nas áreas de comunicação e construção e trabalhar com a produção de conteúdos diversos para as redes sociais. “Quero focar na comunicação, mas sem sair da construção. A ideia é desenvolver conteúdos que ajudem as pessoas a conhecer mais sobre a área, produtos e soluções”, finaliza.
Nesta temporada, o Pedreiro Top Brasil Quartzolit contou com mais de 37 mil inscritos de todo o país, mais que o dobro do número de candidatos da primeira temporada, em 2023. Desse total, apenas 10 chegaram às finais e tiveram que demonstrar conhecimento, aptidão para provas práticas e teóricas. A segunda temporada do reality, que já acumula mais de 25 milhões de visualizações no YouTube, contou com disputas em grupo e individuais, onde cada candidato acumulava pontos, o que definia quem seguia na competição. O programa teve exibição especial todas as sextas-feiras na Band TV, durante o programa Melhor da Noite, e também está disponível no canal oficial da Quartzolit no YouTube.
A final da segunda temporada do Pedreiro Top Brasil Quartzolit foi dia 13 de dezembro – Dia do Pedreiro no Brasil -, com transmissão ao vivo na Band TV e no canal do YouTube da Quartzolit, líder mundial na produção de argamassas industrializadas e que oferece soluções com a mais avançada tecnologia para atender às exigências técnicas do mercado da construção civil.
Além de consagrar o vencedor do reality, que recebeu um prêmio de R$ 100 mil, a final destacou o impacto positivo do programa no setor da construção civil. Com o apoio de patrocinadores referência no setor, como Amanco Wavin, Cimento Nacional, Cortag, Brasilit, CSM, Casa do Construtor, Tekbond, Bosch, Collins, Incepa, Salvabras, Kalipso, Itacer, Parceiro da Construção, Anfacer e Central do Assentador Cerâmico, a competição promoveu a valorização dos mestres de obra e reforçou a importância da qualificação técnica, contribuindo para o fortalecimento do mercado e inspirando profissionais de todo o Brasil.