Em celebração ao Dia Internacional da Mulher o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) destaca a importância das técnicas industriais registradas no Sistema CFT/CRTs NO desenvolvimento social e econômico do País.
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) destaca o papel fundamental das técnicas industriais no desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
Dados do Painel da Fiscalização do Sistema CFT/CRTs revelam que essas profissionais, cada vez mais, estão ocupando espaços e reconhecimento no setor público e na iniciativa privada, superando desafios e abrindo caminho para futuras gerações.
Mais de 73,7 mil técnicas industriais estão registradas no conselho de classe que abrange todas as regiões do Brasil. O percentual é de 8,93% sobre o total de 825 mil profissionais registrados nos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs).
Embora ainda ocorra desigualdade de gênero, em 2024 o crescimento no número de registros de mulheres foi 6,8% maior em relação ao ano anterior. Nos últimos quatro anos a evolução foi de 88,19%.
Protagonismo feminino
Técnicas industriais em edificações são maioria entre as mulheres registradas no Sistema CFT/CRTs. Elas representam 28,05% dos registros do público feminino. Na sequência aparecem profissionais habilitadas nas modalidades de eletrotécnica (15,92%); mecânica (9,9%); meio ambiente (7,34%); eletrônica (7,07%); telecomunicações (5,11%); eletromecânica (4,55%); mineração (3,95%) e automação Industrial (2,45%).
Rio de Janeiro lidera o ranking de registros femininos entre as 27 unidades da Federação. No estado de abrangência do CRT-RJ estão registradas 17,3 mil técnicas industriais. São Paulo (CRT-SP), Minas Gerais (CRT-MG) e Bahia (CRT-BA), Espírito Santo (CRT-ES), Rio Grande do Sul (CRT-RS), e Rio Grande do Norte (CRT-RN), totalizam 39,7 mil registros. Nos estados de abrangência dos CRT-01, CRT-02, CRT-03 e CRT-04 estão registradas mais de 34,6 mil mulheres técnicas industriais.
Apoio e reconhecimento
O Sistema CFT/CRTs reconhece e valoriza o protagonismo das mulheres técnicas industriais, reafirmando o compromisso de promover a igualdade de gênero e a valorização profissional
A participação das mulheres técnicas industriais no mercado de trabalho e envolvimento delas no conselho de classe, integram as ações e políticas permanentes de incentivo da gestão 2022/2026.
Entre os destaques está o regulamento eleitoral, recentemente aprovado pelo Plenário do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT).
Além da votação online nas eleições gerais de 2026 os registros das candidaturas para disputa dos cargos eletivos, também poderão ser efetuados no ambiente virtual.