Com abordagem internacional, ENIC 100 amplia troca de experiência do Brasil com o mundo

Os desafios enfrentados pela indústria da construção brasileira são os mesmos registrados em países de diversas regiões do mundo. Retenção e qualificação da mão de obra, novas fontes de financiamento para a habitação, industrialização e os impactos das mudanças climáticas são alguns dos pontos de uma agenda global que serão discutidos durante o Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) entre 08 e 11 de abril, no pavilhão 8 da São Paulo Expo, em conjunto com a Feicon, na cidade de São Paulo.

O evento é gratuito e as inscrições estão abertas. Participe!

“A CBIC tem uma forte representação internacional, acaba de assumir a presidência da IHA, por exemplo, o que tem permitido trazer às nossas associadas e empresas do setor uma visão de experiências internacionais bem-sucedidas e tendências globais”, comenta Danielle Guimarães, gerente de projetos da entidade. “Nesse ENIC, que alcança sua centésima edição, decidimos consolidar essa abordagem com uma trilha dedicada na programação, de forma a oferecer ao participante oportunidades estratégicas de relacionamento e conhecimento”, acrescenta.

Com mais de 100 painéis, a programação do ENIC 100 está dividida em quatro trilhas – a trilha internacional combina temas de grande relevância no Brasil ao cenário e troca de experiências com players mundiais. Além disso, o participante percorrerá os vetores de inovação, sustentabilidade e tecnologia. Evolução do mais tradicional e longevo evento técnico do setor, o ENIC reunirá autoridades e gestores tomadores de decisão, empresários, profissionais e especialistas para discutir as principais tendências, desafios e oportunidades da construção.

O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON e correalização com SESI e SENAI. O evento conta com o patrocínio da Sant-Gobain, no Hub de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Além disso, conta ainda com os patrocinadores Itacer; Senior; One; Brain; Agilean; Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Zigurat.

Panorama mundial – Ao longo dos quatro dias de evento, a trilha internacional-institucional trará temas de grande relevância na agenda estratégica da construção e indústria imobiliária. A CBIC prepara um grande debate sobre habitação, trazendo um panorama da execução do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e dos efeitos da atual pulverização dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para estimular o consumo. Um dos painéis, abordará os desafios da habitação no cenário internacional.

O ENIC 100 vai oferecer uma troca de experiências a partir de cases bem-sucedidos em países como Finlândia e Reino Unido, que consolidaram a adoção de métodos construtivos inovadores, abrindo um panorama qualificado de novas soluções que podem ser apropriadas e aceleradas também pela construção brasileira. O Reino Unido também trará novidades sobre o uso de plataforma aberta, ferramenta adotada na região com resultados positivos.

A programação também abrirá espaço para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), mais importante evento da agenda global da sustentabilidade que será realizado no Brasil, em novembro, e está no radar de entidades e empresários do setor. “Nessa trilha, estamos combinando temas que estão no centro das preocupações das nossas associadas e empresários do setor, com o objetivo de atualizar conhecimentos e discutir soluções que possam fomentar o fortalecimento do setor no Brasil”, diz Danielle Guimarães.

Conheça a programação completa do ENIC 100 clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *