Novembro, 2020 – O Dia da Consciência Negra no Brasil é marcado por ato de barbárie cometido por 02 seguranças do Supermercado Carrefour, Porto Alegre. Segundo informações e vídeo já divulgado nas redes sociais e imprensa, o cliente João Alberto, 44 anos, foi espancado por 5 minutos até morrer por parada cardíaca.
No vídeo, o suspeito de cometer algo ilícito dentro da loja, João é abordado pela equipe de seguranças ainda na fila do caixa e, é encaminhado para o lado de fora da loja aonde aconteceu o desentendimento entre o cliente e os 02 funcionários. Os seguranças aplicaram um Mata-Leão e vários socos na vítima que morre minutos depois.
O Carrefour, que hoje pertence ao Grupo Cassino já é recorrente nessas ações violentas em diversas lojas pelo Brasil. Na loja do Rio de Janeiro, um jovem morador da Cidade de Deus foi agredido por seguranças. Em São Paulo, a empresa também já é conhecida por crimes contra clientes negros.
Esposa do João relata:” Me ajuda”
Diversas autoridades já se manifestaram contra o crime. O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite cobrou solução rápida e rigorosa do caso e punição para os envolvidos.