Outubro, 2021 – O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) está na reta final das inscrições para mais um Desafio COR – programa de inovação e aceleração do órgão. Com parceria inédita com a Prefeitura de Colônia, na Alemanha, a terceira edição do desafio começa em 18 de outubro e será voltada ao aprimoramento da comunicação em situações de emergência urbana.
Os interessados (empresas, startups e grupos da sociedade civil) podem se inscrever no link: https://bit.ly/3DesafioCOR-Inscricao até a próxima quinta-feira (14/10). As etapas iniciais (ideação e aceleração) serão online, com abertura no dia 18/10. Na última etapa, que é de incubação e pode durar até 22 meses, os projetos vencedores são experimentados e aperfeiçoados no COR.
O chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman, destaca a importância do Desafio para o desenvolvimento de ferramentas inovadoras que contribuam para uma cidade mais inteligente e resiliente, e ajudem a salvar vidas.
“Não existe cidade inteligente sem diálogo com o cidadão. A interação é muito importante para que ele possa avaliar e tomar decisões. E nós precisamos de ideias, da sociedade pensando junto”, afirma.
Durante o desafio, o Centro de Operações se transforma em um laboratório vivo para soluções de cidades inteligentes, oferecendo todos os recursos disponíveis aos participantes: disponibilização de dados relacionados ao tema abordado; mentoria técnica de especialistas do COR e de outros órgãos da Prefeitura do Rio; mentoria de inovação e de negócio oferecida pela prefeitura e por parceiros do mercado privado; e acesso ao ecossistema de inovação do COR (atores nacionais e internacionais).
Edições anteriores – O desafio já teve duas edições em 2018 e 2019: a primeira para aprimorar as respostas da Cidade em eventos de chuva forte, e a segunda com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para aprimorar a gestão dos impactos das mudanças climáticas no sistema de ônibus do município.
Como resultado, o COR já certificou quatro startups: a Noah, com seus sensores inteligentes de alagamento; a VM9, que desenvolveu uma plataforma de mobilidade urbana sobre o sistema BRS (faixa exclusiva de ônibus); a Wiiglo, que também criou uma plataforma de monitoramento do sistema de ônibus; e a Nimbus, para o aprimoramento da previsão de chuvas. O certificado qualifica a solução tecnológica para que seja integrada ao conjunto de ferramentas operacionais do COR.
Com financiamento da Engagement Global, o III Desafio COR contará com o apoio da Fundação João Goulart, da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN) e da .add.
Mais informações em cor.rio/3desafiocor