O Parque Germânia, em Porto Alegre-RS, ganhou uma biblioteca comunitária onde crianças e jovens aprenderão educação socioambiental. O espaço conta com jardim vertical e terá oficinas focadas na conscientização das práticas de respeito ao meio ambiente.
O jardim vertical é da Ecotelhado, empresa especializada em telhados verdes e soluções biofílicas, e pode ser avistado de longe, mas não é somente pela beleza que a parede verde está no projeto. A expectativa é atender cerca de 11 mil alunos de escolas da região. Eles participarão do cuidado com as plantas e terão acesso a obras literárias relacionadas à sustentabilidade.
A iniciativa é resultado de um Termo de Permissão de Uso (TPU), firmado entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e a Associação de Amigos do Jardim Europa em parceria com o Instituto Jama.
Benefícios do jardim vertical
Segundo a arquiteta Catarina Feijó, da Ecotelhado, as plantas melhoram a qualidade do ar e deixam o ambiente mais fresco em dias quentes e agradáveis em dias de inverno.
“Além disso, a parede verde garante melhor durabilidade da fachada e conforto acústico. Também atrai borboleta, joaninhas e passarinhos. Desta forma, é uma excelente alternativa para promover o convívio dos alunos e da população com a natureza, favorecendo os estudos sobre o tema”, acrescenta.
O Parque Germânia espera se tornar um bom exemplo de preservação ambiental e cidadania. “Com a vida da maioria das pessoas cada vez mais urbana e tecnológica, essa é uma proposta que, certamente, vem ao encontro de uma cidade inteligente e trará ainda benefícios para a saúde e o bem-estar de todos”, finaliza Catarina.