O presidente do Conselho de Administração da Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), Benjamin Ferreira Neto, participou do “Encontro Empresarial Brasil-Argentina”, realizado no Museu do Bicentenário da Casa Rosada, em Buenos Aires, no dia 23 de janeiro.
O evento contou com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, e de Alberto Fernández, presidente da Argentina, além de Ministros e lideranças empresariais.
A programação da viagem à Argentina também contemplou um encontro promovido pela Unión Industrial Argentina e a CNI (Confederação Nacional da Indústria), durante jantar organizado pela Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), com presença de autoridades e elenco de empresários.
Nessas ocasiões, Ferreira Neto buscou fortalecer a agenda bilateral de debates comerciais no país argentino, que se mantém como um dos principais destinos das nossas exportações. “O Brasil é um dos protagonistas mundiais no mercado de revestimentos cerâmicos. Por isso, é fundamental o engajamento da nossa entidade para ganhar tração e impulsionar as exportações para esse mercado”, afirmou.
O dirigente ressaltou a importância de se reestabelecer o diálogo entre as nações para promover os produtos brasileiros em sua totalidade e debater as preocupações do setor cerâmico brasileiro.
“A realização dessa missão empresarial é importante e está alinhada ao planejamento estratégico do setor, principalmente no tocante do engajamento da indústria cerâmica brasileira para promover o reconhecimento da sua certificação neste mercado, por meio da convergência regulatória, visando contribuir com as melhores práticas e padrões reconhecidos internacionalmente”, explicou Ferreira Neto.
Na pauta setorial, também foi abordado o processo de expedição de produtos cerâmicos e etiquetagem “para cada embarque à Argentina é necessário despaletizar, etiquetar e repaletizar a mercadora a ser embarcada. Além de tornar o processo lento e moroso, o custo acaba sendo, obviamente, incorporado ao preço do produto com destino ao mercado argentino. Por isso, é importante que a expedição automatizada seja reconhecida na Argentina”, destacou Ferreira Neto.
Por fim, o dirigente ressaltou o empenho empregado da Anfacer para ilustrar as cerâmicas made in brazil, “o Brasil é globalmente reconhecido pela criatividade e autenticidade de seu design, o que, somado aos investimentos em qualidade e à abertura de novos mercados, contribui para que as exportações brasileiras tenham mais de 100 nações como destino”. E complementou, reiterando “a importância da realização desses encontros de negócios e o papel da ApexBrasil para promover e ampliar a agenda das exportações do setor cerâmico brasileiro”.