Por Severian Rocha
Um sábado (11) de muita chuva, trovoadas, sambódromo com águas até o joelho e a grande limpeza espiritual feito pelas mães de santo, das escolas de samba pedindo passagem para bons fluidos em 2023 e claro, para acontecer um grande desfile na tradicional passarela do carnaval carioca – Marques de Sapucaí.
Após o temporal, a GRES Unidos de Vila Isabel mostrou no ensaio técnico que briga, brilha e canta pelo título do carnaval deste ano, com os festejos religiosos: “NESSA FESTA, EU LEVO FÉ” ! – , a tradicional escola de Noel, Martinho da Vila e da super exuberante Sabrina Sato, Rainha da Bateria dão o tom do que virá no desfile oficial da Unidos de Vila Isabel.
O carnavalesco Paulo Barros prepara surpresas para quem estiver presente na Sapucaí na noite da segunda-feira(20), quando a Vila ser a terceira escola de samba à desfilar..
Para fechar os ensaios técnicos chuvoso da noite do último sábado, a grande GRES Viradouro, campeão do carnaval de 2020 mostrou desenvoltura, alegria e simpatia ao celebrar o enredo 2023: “ ROSA MARIA EGIPCÍACA ”-, a história da primeira escritora negra documentada no Brasil.
Dos destaques da escola de Niterói, a estonteante atriz Erike Januzza é a Rainha da Bateria, sob comando do mestre talentoso CIÇA. O Carnavalesco é Tarcísio Zanon e o a presidência da Viradouro é exercida pelo Marcelinho Calil.
De ponto negativo, são os problemas eternos de falta de infraestrutura que o sambódromo possui. A festa ficou mundial conhecida, ainda assim, o não há uma modernização do local do espetáculo. Principalmente na área do entorno da Marquês de Sapucaí.