Transição energética tem sido o caminho adotado por muitos países para combater os efeitos danosos das mudanças climáticas que veem causando no planeta terra. Um desses danos trágicos no mundo aconteceu recentemente perto de nós, brasileiros, no Rio Grande do Sul. Milhares de pessoas perderam suas casas, cidades sumiram, pessoas morreram, estradas foram bloqueadas, aeroporto fechou, perda de renda e empregos de muitos gaúchos enfim, um caos.
A transição energética para uma economia de baixo carbono vai muito além da geração de energia; ela está ligada a uma profunda transformação de padrões
Na ocasião diversos especialistas da área climática e ambiental deram alertas que se não tomar providenciais emergenciais, o planeta corre perigo. Pois bem, nessa luta entre qual modelo adotar para evitar novas castrações pelo mundo, chegou – se a conclusão que é preciso se reduzir a produção mundial de combustíveis fosseis, em especial exploração do petróleo e gás, muito útil para diversas economias globais, entretanto muito danoso para o meio ambiente e, de acordo com alguns estudos, o vilão do efeito estufa.
Na maior economia do mundo, o clima eleitoral acirra várias discussões, de um lado o grupo de Joe Biden, defende a transição energética, mas por outro é a favor da guerra na Ucrânia. Do outro lado, Donald Trump, que já avisou que irá explorar dentro dos EUA, petróleo, gás, voltar com produção de automóveis nos EUA, aumentar o uso dos combustíveis fosseis, como gasolina e diesel para carros.
Carros Elétricos e Imigrantes
Além de atacar os imigrantes(expulsos de seus países em decorrência de crises econômicas, climáticas e guerras), Donald Trump, candidato dos Republicanos ameaça os carros elétricos. Em sua fala na imprensa, Ele afirmou que acabará com a política de incentivo à produção e uso de carros elétricos. Trump classificou leis ambientais adotadas recentemente como “ridículas”.