Desabamento da Ponte: R$150 milhões para reconcentração da Ponte JK, após 4 mortes, 13 desaparecidos e fechamento da BR 226, que liga o estado de Tocantins ao Maranhão

Depois da tragédia do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek sobre o Rio Tocantins, que liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), integra trecho da rodovia federal Belém-Brasília, BR-010.  O Ministério dos Transportes em conjunto com o DNIT(Departamento Nacional de Infraestrutura Nacional ), finalmente liberam os recursos financeiros para reconstruir em caráter de urgência uma nova ponte JK eficiente e moderna na região.

Segue nota do DNIT: 

1. Publicou nesta terça-feira (24) a Portaria nº 6.194 que abre sindicância para apurar causas e indicar responsáveis pelo desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), na BR-226/TO. A comissão vai se reunir na quinta-feira (26), quando deve acionar órgãos externos para participar dos trabalhos.

2. O Ministério dos Transportes publicou nesta terça-feira (24) o decreto emergencial para contratação, ainda no ano de 2024, da empresa que ficará responsável pelo projeto e execução de obras de construção de uma nova ponte, em substituição à antiga estrutura. A nova ponte será entregue à população em até 12 meses e devem ser investidos mais de R$ 100 milhões.

3. Por solicitação do Ministério dos Transportes, a Marinha do Brasil disponibilizou equipes e embarcações para os trabalhos de busca e suporte às vítimas do desabamento.

4. Ainda por solicitação do Ministério dos Transportes, a Marinha do Brasil disponibilizou na manhã desta quarta (24) um destacamento de Defesa Nuclear, Química, Biológica e Radiológica (NBQR), composto por militares e equipamentos com capacidade de detectar vapores tóxicos na superfície do rio, realizar monitoramento e descontaminação do material resgatado e pessoal envolvido.

De acordo com documentos divulgados pela imprensa, o DNIT já tinha conhecimento dos problemas graves problemas técnicos da PONTE JK, desde do ano de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *