BID lança segunda edição de curso aberto, online e em massa sobre cidades sustentáveis

O MOOC será gratuito via plataforma digital  edX e começa dia 27 de setembro, inscrições já estão abertas.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) oferece a segunda edição do curso Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades”, por meio de seu espaço na plataforma digital edX, empresa sem fins lucrativos de aprendizagem on-line fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)., por meio de seu espaço na plataforma digital edX, empresa sem fins lucrativos de aprendizagem on-line fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Com início em 27 de setembro, o curso terá duração de seis semanas e oferecerá conteúdos em vídeo com mais de 30 especialistas brasileiros e internacionais, todos em português ou legendado, atividades de conhecimento, exemplos de experiências na região, fóruns de discussão, bibliografia atualizada e estudos de caso.

O objetivo é oferecer aos participantes conhecimentos e capacidade de gestão frente aos desafios econômicos, fiscais, urbanos, ambientais, institucionais e de governabilidade das cidades, tendo em vista uma perspectiva intersetorial.

Nesse sentido, o curso oferece as capacidades para administrar o desenvolvimento sustentável das cidades, por meio do domínio de conceitos, procedimentos e atitudes das principais áreas de competência da cidade e da ferramenta da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do BID, permitindo desenvolver habilidades e construir estratégias inovadoras.

A ICES, metodologia que está em fase de implementação em oito cidades brasileiras (Goiânia, João Pessoa, Vitória, Florianópolis, Três Lagoas, Pelotas e Uberlândia), visa integrar a sustentabilidade ambiental e fiscal, o desenvolvimento urbano e a governança, sendo uma ferramenta eficaz de apoio a ações que proporcionem serviços básicos e garantam a proteção ao meio ambiente, bem como níveis adequados de qualidade de vida e emprego.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas via site da edX: http://ow.ly/gsWS304mnNO

Em 2015, o BID realizou o primeiro MOOC em português com o tema “Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades” e teve um total de mais de cinco mil e quinhentos participantes de 54 países, sendo 90% do Brasil.

O BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Plataforma edX

Desde 2014 o BID se associou à plataforma edX, empresa sem fins lucrativos de aprendizagem on-line fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que oferece cursos on line de mais de 40 universidades. O BID foi a primeira organização especializada na América Latina e no Caribe a criar cursos através da plataforma e também é o responsável pelo seu primeiro curso em português.

Serviço

O que: MOOC Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Data de início: 27 de setembro

Custo: Gratuito

Duração: seis semanas

Inscrições: http://ow.ly/gsWS304mnNO

Dúvidas:  idbx@iadb.org

Mais Informações: Janaina Goulart – janainag@iadb.org

Links ICES: http://ow.ly/mAuX304moch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *