Com sistema de mobilidade, R. Franco Engenharia ganha eficiência, produtividade e controle integrado de informações

Companhia adotou os módulos de Apontamento, Qualidade, Segurança, Documentos e Registros do Mobuss Construção, software para a gestão de obras. Investimento na tecnologia representa menos de 1% do custo total da obra

Junho, 2017 – Uma das principais construtoras do Paraná, a R. Franco Engenharia completa duas décadas de atuação em 2017 e investe em melhorias para otimização dos processos internos. Especializada em construção e reformas de obras industriais e comerciais, a empresa adotou o Mobuss Construção, sistema de mobilidade para o segmento, desenvolvido pela Teclógica.

Com acesso via dispositivo móvel, a solução permite o registro das atividades no próprio canteiro, sem a necessidade com conexão web. Cinco dos oito módulos disponíveis no sistema estão em uso na R. Franco: Apontamento, Qualidade, Segurança, Documentos e Registros. Segundo Sandro Andrey Ramos da Silva, coordenador de planejamento e suprimentos da companhia, as vantagens do investimento, que representa menos de 1% do custo total da obra, já são visíveis. “O Mobuss Construção nos possibilitou um controle mais efetivo, e reduziu a zero o uso de papel nas obras. Ganhamos ainda na organização dos dados e na consequente padronização dos processos para um controle eficaz. Tudo isso resultou na qualidade do produto final, que pode ser entregue com redução de tempo na execução de algumas tarefas, diz.

O gestor explica que através do módulo de Apontamento, a R. Franco passou a identificar serviços, etapas ou composições que não foram consideradas inicialmente para o projeto. “O registro e evidenciação das horas gastas em atividades não previstas foi um ponto bastante útil. Desta forma foi possível trabalhar com planos de ações em cada obra a fim de minimizar este tempo perdido”, avalia. Outro ponto destacado pela empresa foi a possibilidade de transmissão instantânea de dados e relatórios colhidos em campo para a central.

Já na área de qualidade, Sandro pontua que o acompanhamento de inspeções e seus resultados passaram a ser seguidos pela central. Assim há a possibilidade de gerenciamento de não conformidades detectadas durante o projeto. A gestão a distância que o Mobuss Construção trouxe foi um ponto crucial, já que nossas obras se encontram em regiões e cidades diversas, comenta.

Mais controle para a segurança das equipes

Gestão de EPI’s, treinamentos dos profissionais e relatórios das atividades passaram a ser realizadas via tablet, com o módulo de Segurança do Mobuss Construção. Agora, a R. Franco conta com controle de validade destes documentos e pode acessá-los rapidamente. “Assim, estamos mais atentos às validades, emitimos relatórios facilmente e a documentação trabalhista totalmente controlada nos permite, por exemplo, realizar a transferência de um colaborador para outra obra. Isso auxilia também na questão de custos e agilidade na execução de tarefas, já que um profissional precisa estar devidamente legalizado para poder executar suas funções e entregar o trabalho necessário, explica o coordenador da construtora.

Por fim, Sandro conta que a gestão dos documentos e dos registros relacionados às obras da R. Franco passou por uma redução de falhas em relação ao arquivamento. “O sistema utilizado anteriormente neste processo tinha baixo grau de confiabilidade e com os módulos de Documentos e de Registros do Mobuss Construção conseguimos padronizar os processos e reduzir o tempo das operações. Hoje contamos com um local centralizado para a busca e atualização de documentos, maior controle sobre revisões em andamento, redução de circulação e cópias obsoletas. Tudo isso resulta em maior agilidade na rotina da empresa”, finaliza.

Atualmente, 90% dos documentos das obras da R. Franco já são controlados através do Mobuss Construção. A construtora conta com as certificações ISO 9.001, ISO 14.001 e OHSAS 18.001 e foi responsável pela execução de projetos de grandes empresas em diferentes locais do país, como Petrobras, Vale, Walmart, O Boticário e Votorantim.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *