Empresa líder mundial em tecnologia para gestão de sistemas hídricos inaugura nova fábrica no Brasil

Entrevista Especial 

Da Redação

Apostando fortemente no potencial do país, o grupo alemão ACO Brasil inaugurou hoje (03), sua nova fábrica em Jacareí-SP, com 10.000m2 e capacidade produtiva de 2.200 toneladas/ano, o que equivale a mais de 62.000 peças produzidas. A sede brasileira será a Central de Operações e Abastecimento de toda a América do Sul e a primeira fábrica do Grupo ACO na América Latina.

Para saber um pouco mais da empresa, o diretor Fernando Hermann concedeu entrevista especial para o site do Jornal da Construção Civil que falou da tecnologia desenvolvida pela companhia para os setores da indústria, agricultura, transporte, comércio e meio ambiente, além das soluções produzidas para a gestão de águas pluviais, água de superfície (depositada no pavimento), água industrial (utilizada em processos fabris) ou água residual (misturada com materiais como óleo, metais pesados, entre outros) para o mercado.

JCC – Qual a expectativa da ACO Brasil para essa nova planta, que será inaugurada em Jacareí-SP, na semana que vem? É a primeira da empresa na América Latina?

Fernando Hermann – A fábrica da ACO Brasil é a Central de Operações e Abastecimento da América do Sul e a primeira unidade produtiva na América Latina. O projeto da fábrica está previsto há dois anos e a execução da instalação foi realizada em pouco mais de três meses. O Grupo ACO enviou especialistas e todo expertise e tecnologia alemã foram colocados à disposição do time brasileiro. A instalação do maquinário e o mapa da área produtiva obedeceram aos padrões de qualidade e confiabilidade internacionais: de fevereiro a maio, medições e testes responderam aos índices de conformidade, confiabilidade e rendimento planejados. A nova fábrica tem uma área de 10.000m2 e capacidade produtiva de 2.200 toneladas/ano, o que equivale a mais de 62.000 peças produzidas. O desafio agora é a redução do leading time, otimização do estoque local e de custos com importação e transporte, contribuindo para diminuir emissões de carbono.

 JCC – A empresa considera o Brasil o grande mercado consumidor da América Latina?

Fernando Hermann – O Brasil sempre foi um ‘motor’, uma força econômica impulsionadora de crescimento para a América do Sul. O Grupo ACO mantém unidades produtivas em países estratégicos no mundo. A América do Sul está entre os maiores PIBs do mundo e é considerada um mercado promissor. O Grupo ACO investiu no Brasil para aumentar sua presença no mercado, o que faz parte da expansão planejada pela marca. A ACO Brasil gerencia de sua unidade, que agora conta com uma fábrica, os escritórios do Chile e Colômbia, assim como a exportação direta para os demais países da região. Foram investidos 2,5 milhões de Euros  na instalação dessa unidade produtiva.

 JCC – O Brasil vive um momento de crise política e econômica. Esses fatores estão sendo analisados pela empresa de qual forma?

Fernando Hermann – “A ideia de investir no Brasil foi planejada, gestada e conquistada em cinco anos de trabalho, mas jamais existiria a ACO Brasil sem a possibilidade de que pudéssemos instalar uma fábrica aqui. Driblar a crise é uma tarefa árdua, mas desde o início a empresa registra média de crescimento muito alta, mantém metas e orienta o negócio para contribuir com a formação da cultura de drenagem na América do Sul: ensinar a cuidar da água, utilizando produtos de excelência e baixo custo de manutenção”, explica Fernando Hermann Wickert, diretor da ACO Brasil.

JCC – O setor de infraestrutura no país ainda carece de muitos investimentos e de tecnologia (produtos) de ponta. Nessa falta de tecnologia e infraestrutura, quais novidades a ACO Brasil  desenvolverá a partir da sua nova fábrica, em Jacareí-SP?  Tem algum produto que a empresa destaca para o setor de construção civil?

Fernando Hermann – No Brasil são produzidos os sistemas de drenagem ACO Monobock®, ACO Self® e ACO Multidrain®. Os canais são fabricados em concreto polímero e podem conter acessórios e grelhas em ferro fundido, aço galvanizado, aço inoxidável ou plástico. São produtos especificamente voltados para infraestrutura, com tecnologia única e diferenciais exclusivos.

ACO Monoblock® é um sistema de drenagem em formato monolítico, ou seja, canal e grelha integrados , 100% fabricados em concreto polímero. É ideal para aplicação em vias públicas, estradas, pistas de alta velocidade, aeroportos e centros logísticos, onde há tráfego intenso ou passagem de veículos pesados como em rodovias, por exemplo.

Características:

  • Ø  Sistema fabricado integralmente em concreto polímero de alta resistência
  • Ø  Canal e grelha integrados em uma única peça, otimizando a resistência do sistema de drenagem
  • Ø  Disponível em vários tamanhos, conforme intensidade de chuva e necessidade do projeto
  • Ø  Canal com seção transversal em forma de V, que aumenta a velocidade de fluxo da água e promove a autolimpeza
  • Ø  Conexão macho e fêmea entre os canais, para uma instalação simples e rápida
  • Ø  Espaço para junta de vedação entre os canais, se necessário, conforme o projeto
  • Ø  Completa linha de acessórios (caixas de limpeza, canais de inspeção, tampas, etc.)
  • Ø  Com certificado de homologação CE para classes de carga até F900 e cumprimento da norma EN 1433 em toda 
sua extensão*

ACO Self® é um sistema de drenagem de canal de concreto polímero com grelha de baixo peso, que garante o escoamento da água de chuva em quintais, jardins e garagens. É ideal para projetos residenciais e condomínios que pedem um design sofisticado.

Características:

  • Ø  Canal fabricado em concreto polímero de alta resistência
  • Ø  Conexão macho e fêmea entre os canais, permitindo uma instalação simples e rápida
  • Ø  Pré-marca vertical para conexão com tubo de PVC
  • Ø  Espaço para junta de vedação entre os canais
  • Ø  Diversas opções de grelhas, possibilitando escolhas adequadas para todas as aplicações
  • Ø  Grelha com clipe de travamento que garante uma instalação simples e segura
  • Ø  Recomendado para instalação doméstica e de tráfego de veículos leves em áreas privadas
  • Ø  Completa linha de acessórios (caixas de limpeza, tampas, etc.)
  • Ø  Com certificado de homologação CE para classes de carga A15 e B125 e cumprimento da norma EN 1433 em 
toda sua extensão*
  • Ø  *Classes de cargas segundo a norma EN 1433:2002

ACO Multidrain® é um sistema de drenagem com canais de alta resistência, cantoneiras de reforço e grelhas variáveis. É ideal para uma ampla gama de aplicações, como empreendimentos comerciais e residenciais, zonas de pedestre, paisagismo e áreas de estacionamento para todos os tipos de veículos.

Características:

  • Ø  Canal fabricado em Concreto Polímero de alta resistência
  • Ø  Disponível nas larguras internas de 100mm, 150mm, 200mm e 300mm
  • Ø  Grelhas com sistema de fixação ACO Drainlock®, que possibilita o travamento rápido e fácil das grelhas ao canal, 
evitando ruídos na passagem de veículos ou saídas das grelhas
  • Ø  Grelhas disponíveis em ferro fundido
  • Ø  Cantoneiras de aço galvanizado UltraSteel® que melhoram a aderência do canal com o asfalto ou concreto
  • Ø  Canal com seção transversal em forma de V, aumentando a velocidade de fluxo da água e promovendo a autolimpeza
  • Ø  Espaço para junta de vedação entre os canais que permite uma instalação com acabamento profissional
  • Ø  Conexão macho e fêmea entre os canais, permitindo uma instalação simples e rápida
  • Ø  Completa linha de acessórios (caixas de limpeza, tampas, etc.)
  • Ø  Com certificado de homologação CE para classes de carga C250 e D400 e cumprimento da norma EN 1433 em 
toda sua extensão*
  • Ø  *Classes de cargas segundo a norma EN 1433:2002

JCC – Com a nova fábrica, a empresa atenderá todo o território nacional e outros países da região?

Fernando Hermann – Sim. A ACO Brasil é a Central de Operações e Abastecimento da América do Sul. Está preparada para atender a toda a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *