Fábrica latino-americana da Volvo CE inova com linha de produção compartilhada

GARCIA II
Wladimir Garcia, vice-presidente e diretor-geral do complexo industrial da Volvo CE na América Latina.

Março, 2017 – A fábrica latino-americana da Volvo Construction Equipment tem uma de suas linhas de produção operando de forma compartilhada, montando ao mesmo tempo carregadeiras e caminhões articulados. Localizada em Pederneiras, no interior de São Paulo, é a única das 16 unidades fabris da Volvo CE no mundo a possuir uma linha única de montagem para dois produtos. “Fazemos parte da plataforma global industrial da marca. A inovação constante é muito importante para continuarmos a expandir e melhorar nossa atuação”, afirma Wladimir Garcia, vice-presidente e diretor-geral do complexo industrial da Volvo CE na América Latina.

“Aumentamos nossa eficiência e melhoramos a capacidade instalada”, complementa Fernando Remoto, chefe de montagem da fábrica e um dos responsáveis pelo projeto. Desenvolvida pelos próprios engenheiros, supervisores e funcionários que trabalham na unidade, a mudança possibilitou otimizar a estrutura interna da fábrica, promovendo novas sinergias na produção e fazendo melhorias nas áreas de suporte. “Reduzimos a complexidade de nossa fábrica, consolidando e otimizando a atuação das áreas suportes, como engenharia, qualidade e logística”, explica Alex Ikeda, engenheiro de montagem. Ele destaca que o projeto possibilitou diminuir em cerca de 10% o tempo de montagem das máquinas.

EDSON OK
Afrânio Chueire, Presidente da Volvo CE Latin America.

Benefício ao cliente

“Na prática, o benefício final é do cliente, que poderá receber sua máquina mais rápido, com um lead time reduzido”, observa Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America. A mudança gerou ainda ganhos ambientais. “A junção das linhas de produção também permitiu diminuir anualmente a emissão de 41 toneladas de CO2, assim como economizar cerca de 120.000kW de energia elétrica. Respeito ao meio ambiente é um dos valores fundamentais da Volvo”, lembra Garcia.

Na mesma linha de Pederneiras estão sendo produzidos os caminhões articulados A25G e A30G e as carregadeiras L60F, L70F, L90F, L110F e L120F. A Volvo é líder absoluta no segmento de articulados no Brasil e uma das líderes nesta área no mercado latino-americano. Estes equipamentos são usados principalmente em construção, obras de infraestrutura e mineração. As carregadeiras da marca são utilizadas em uma infinidade de diferentes aplicações, que vão da construção civil e da mineração, passando por pedreiras e reciclagem, até na agricultura e na pecuária.

VOLVO OK
Linha de produção compartilhada em Pederneiras.

Provedor mundial

A fábrica latino-americana da Volvo CE está completando 42 anos em 2017. De um fornecedor exclusivamente local nos anos 70, a planta sediada no Brasil passou a provedora mundial, enviando atualmente máquinas da marca para toda a América Latina e para os principais mercados internacionais, como Estados Unidos, Europa e Ásia. Cerca de 50% da produção é hoje voltada para o Brasil, e o restante é exportado.

Os produtos Volvo produzidos localmente são escavadeiras, carregadeiras, caminhões articulados e compactadores, além de escavadeiras SDLG, outra marca de equipamentos da Volvo CE. É também a única planta da Volvo CE no mundo a produzir duas marcas de produto no mesmo complexo industrial.

Localizada a 330 quilômetros de São Paulo, a fábrica foi pioneira em muitos momentos de sua história. Foi a primeira planta multiproduto da Volvo CE em todo o mundo, fabricando paralelamente vários modelos nas mesmas instalações. “Fomos vanguarda em diversas situações”, comemora Garcia. Com foco em melhoria contínua, foi ainda a primeira do Grupo a fazer usinagem a seco e está entre as líderes mundiais em Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *