Fibra de aramida das correias transportadoras da Mercúrio recebe premiação internacional de excelência

Jundiaí (SP) e Marabá (PA), fevereiro de 2017 – A consultoria internacional Frost & Sullivan concedeu importante premiação à fibra de aramida da Teijin Aramid que compõe a Correia de Aramida Mercúrio. O prêmio Global Enabling Technology Award 2016, um dos mais relevantes do meio empresarial, reconhece a qualidade e a performance do produto, considerado líder em soluções sustentáveis na indústria global de correias transportadoras.

Especialista em inteligência de mercado, anualmente a Frost & Sullivan compara fabricantes de todo o mundo e premia os melhores de cada setor. O resultado é um atestado da excelência dos produtos de aramida da Teijin Aramid e destaca a “performance inigualável” que as soluções da empresa conferem às correias transportadoras.

“Estamos felizes e orgulhosos com o reconhecimento de um importante parceiro como a Teijin Aramid que, assim como a Correias Mercúrio, prima pela qualidade de seus produtos por meio da constante inovação tecnológica. Nossa sinergia está na busca para oferecer continuamente as melhores soluções aos nossos clientes”, comenta Ivan Ciruelos, CEO da Correias Mercúrio.

As soluções de aramida proporcionam índices expressivos de eficiência operacional, especialmente para aplicações extremas; os produtos que têm a fibra em sua composição possuem maior variedade de aplicações e apresentam alta resistência contra rasgos e rupturas, com aumento significativo de vida útil.

 Entendendo o produto

A aramida é uma fibra sintética extremamente leve e durável; o polímero é reconhecido ainda por suportar temperaturas extremas e apresentar índices elevados de resistência.

A Correia de Aramida Mercúrio é composta por uma única lona, com fibras cinco vezes mais forte e cinco vezes mais leves que o aço, com características de alta resistência e flexibilidade. É indicada para aplicações severas, demonstrando eficiência superior contra rasgos e rupturas e alta absorção de impacto.

Muito econômica, a Correia de Aramida Mercúrio pode ser até 30% mais leve do que suas concorrentes de aço, o que gera economia de até 25% no consumo de energia. O produto possui extensa vida útil, superando a durabilidade de outros tipos de correias transportadoras em até quatro vezes.

Fabricadas no Brasil com exclusividade pela Correias Mercúrio, as correias se destacam por um padrão de qualidade de excelência. Desde a concepção do produto até a última etapa do processo de fabricação, passam por um rígido controle de qualidade, que já é reconhecido no meio industrial como característico da empresa.

O resultado é um produto que atende, com comprovado nível internacional de excelência, às demandas mais críticas da indústria.

Caso de sucesso: aplicação em britador primário de calcário

Problema recorrente em diversas indústrias, a baixa vida útil das correias utilizadas em britadores primários causa uma série de dificuldades que atrasam a produção e acarretam grandes prejuízos com paradas não programadas e acidentes. Caracterizadas por uma operação com alto índice de impacto e rasgos nas correias, uma empresa do ramo cimenteiro vinha sofrendo com diversas ocorrências de rupturas e rasgos em sua correia da britagem primária de calcário.

Os problemas diminuíam ou até mesmo interrompiam a produção; a solução que estava à disposição das empresas era a prática recorrente das emendas nas correias danificadas. Em casos mais severos, no entanto, a correia precisava ser substituída por completo, o que demandava grande esforço e tempo de parada do equipamento. 

Depois de desenvolver um trabalho com a equipe de Engenharia Aplicada e Assistência Técnica da Correias Mercúrio, reconhecida em todo o país por sua excelência em projetos, o cliente recebeu a indicação de substituição da correia em uso para uma de diferente especificação: a Correia de Aramida Mercúrio.

 Os ganhos reais na produção foram notórios:

– a nova correia, que continua operando desde sua instalação, já atingiu vida útil 3 vezes maior que a especificação anterior (de 4 para 12 meses) e deve  aumentar esta vantagem.

– Durante este período foi registrada a ocorrência de um acidente com uma barra de aço, que atingiu a correia em operação. Apesar da severidade do evento, não houve propagação do rasgo na correia.

Além das vantagens identificadas acima, o cliente do ramo de cimenteiras reporta também a diminuição no consumo de energia, o que é materializado em custos menores e, consequentemente, maior rentabilidade na operação.

Com uma composição robusta, resistente a grandes impactos, rasgos e rupturas, além de mais leves, as correias de aramida da Mercúrio fazem a diferença na rotina das cimenteiras, alavancando a produção e agregando índices mais positivos para o setor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *