Lutron ilumina a nova sede do Mercado Livre, em São Paulo

Empresa norte-americana líder mundial em controle de iluminação utilizou o Energi TriPak, cujos produtos detectam, ajustam e mantêm os níveis de luz

São Paulo, dezembro de 2016 – A nova sede do Mercado Livre no Brasil, localizado entre os municípios de São Paulo e Osasco, é uma referência em edifícios corporativos sustentáveis. No que se refere ao controle da iluminação, a empresa contou com a ajuda da Lutron, empresa líder mundial no segmento.

mercado-livre04-i-ok
Parte interna da nova sede do mercado livre. Foto: Divulgação

Os 17 mil metros quadrados de área construída do empreendimento, batizado de Melicidade, contam com o Energi TriPak, uma solução integrada de controle de iluminação em que não é preciso executar fiação adicional para a instalação. A família de produtos inclui sensores sem fio de presença e ausência, sensores de luz natural (solar) e controles pessoais para ligar, desligar e atenuar as luzes. Juntos, esses dispositivos são capazes de detectar, ajustar e manter os níveis de luz.

“Muitas vezes o Energi TriPak é utilizado em imóveis corporativos pequenos, mas o uso na nova sede do Mercado Livre mostra que o sistema pode ser utilizado com sucesso em grandes empreendimentos e os principais objetivos são plenamente atingidos: conforto para o usuário e redução de custos com energia elétrica”, explica Claudio Marraccini, supervisor de vendas da Lutron Brasil.

“A iluminação é uma das principais fontes de consumo de energia de um escritório corporativo. Por isso, o controle automatizado é certamente um ótimo investimento para prevenir o desperdício. Além da economia que um sistema como o da Lutron pode gerar, demos especial atenção a esse tema porque promover a sustentabilidade estava entre os três focos principais da construção da nossa nova sede, em patamar de igualdade com o objetivo de encantar talentos e aproximar clientes e parceiros”, diz João Miranda, diretor financeiro do Mercado Livre no Brasil e responsável pelo projeto Melicidade.

mercado-livre08-ii-ok
Novo escritório do Mercado Livre no Brasil, que utilizou sistemas de iluminação da Lutron. Foto: Divulgação

A iluminação do empreendimento, cujo projeto é de autoria do escritório Athié Wohnrath, é 100% automatizada e conta com 2,8 mil lâmpadas LED, o que deve reduzir o consumo de energia em até 75%. Além disso, grandes aberturas e janelas privilegiam a entrada de luz natural no ambiente do escritório, a obra conta também com 2 mil painéis fotovoltaicos no telhado, que geram a metade da energia distribuída no complexo.

A nova sede do Mercado Livre conta com cafeteria em seu boulevard, 140 salas de reunião, 11 salas de treinamento, auditório com 200 lugares, uma arquibancada para eventos internos, biblioteca e espaços de descanso. Além disso, a empresa montou um restaurante, com capacidade para 450 pessoas, e uma área de esporte e lazer, onde há academia, salão de jogos, salão de beleza, atendimento nutricional e massagem. Na área externa, que conta com 22 metros quadrados, há um jardim com redes e uma quadra poliesportiva. A obra da nova sede durou 12 meses e envolveu cerca de 1.500 profissionais.

Site: www.lutron.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *