O design como elemento vital em projetos de alta performance

Dezembro, 2017 – O design do sistema de drenagem em uma indústria ou áreas de processamento de alimentos é determinante no custo de manutenção. É o que garante a eficácia da limpeza, a capacidade de escoamento de líquidos, a emissão de mau cheiro e minimização de fissuras ou rachaduras que podem acumular bactérias e gerar manutenções.

SIFAO

Um design adequado, pensado na minimização de retenção de resíduos, facilidade de escoamento e simplicidade na limpeza trará mais segurança ao operador e ao alimento processado na área (minimização de odores, microrganismos e acidentes de trabalho).

“Um sistema de operação eficiente e custo compatível para limpeza e sanitização de ambiente, equipamentos e utensílios passa por estabelecer quais as etapas necessárias para este intuito. Produtos saneantes, equipamentos auxiliares (máquinas de lavar, escovões, etc.) e mesmo um bom treinamento podem ser menos eficientes sem a drenagem adequada. Já tivemos que enfrentar áreas de produção em que os ralos retornavam água com resíduos, infectando o ambiente, entre outros problemas de projeto e execução de obras”, explica Marco Amatti,  membro Profissional do FCSI  e CEO da MAPA Assessoria.

Para garantir uma drenagem higiênica, um ralo, por exemplo, deve ter as medidas internas iguais ou maiores que 3 milímetros para facilitar e aumentar a eficácia da limpeza; as juntas com contornos suaves e arredondados ajudam a eliminar fissuras que podem conter bactérias; bordas compactas evitam o aparecimento de rachaduras nos pisos e o sifão deve ser seco, eliminando água parada, odores e potenciais riscos químicos.

Essas características garantem a drenagem higiênica, tão importante em ambientes de manuseio e processamento de alimentos. Logo, influenciam diretamente no cumprimento dos rigorosos aspectos legais, que regem a indústria de alimentos, bebidas e produção de insumos, internacionalmente. Sua principal função é também uma das maiores necessidades desse segmento: garantir baixo custo de manutenção e a longevidade dos ativos.

Fonte: Imprensa/ACO Drenagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *