Prorrogadas as inscrições para evento sobre eficiência energética no saneamento

Vencedores de prêmios nacionais apresentarão pesquisas e trabalho

Janeiro, 2017 – A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está prorrogando para o dia 20 de janeiro o prazo de inscrição para o Workshop Nacional sobre Eficiência Energética no Saneamento, que será realizado no dia 23 de janeiro de 2017, em Curitiba. No evento, serão apresentados os nove trabalhos vencedores do Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis (PSTS) e do Prêmio Inova Sanepar, todos voltados para o tema do workshop.

No final do evento, será realizado o lançamento de um livro com todos os trabalhos vencedores. A atividade faz parte das comemorações do aniversário de 54 anos de fundação da Companhia.

INSCRIÇÕES – As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email premio@sanepar.com.br. O email deve ter como assunto: “Inscrição – 23/01” e conter os dados: nome completo, dados para contato (telefones com códigos de área, email e endereço completo com CEP), instituição a que pertence o inscrito. Poderão ser feitas inscrições no local do evento, desde que existam vagas.

PROGRAMAÇÃO – O evento será realizado no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS – Rua Engenheiro Antonio Batista Ribas, 151), a partir das 8h com credenciamento. A palestra inicial será sobre o potencial de economia do Brasil relativo à eficiência energética em sistemas de abastecimento de água, com Rita Cavaleiro de Ferreira, representante da Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). A palestra seguinte é sobre os projetos da Sanepar na área de eficiência energética, com Gustavo Rafael Collere Possetti, doutor na área e gerente de pesquisas da Companhia.

As palestras seguintes são: “Aproveitamento de biogás e lodo excedente de reatores UASB como fonte de energia renovável em estações de tratamento de esgoto” (André Pereira Rosa – UFMG), “Avaliação do potencial de produção de biometano a partir de lemnas: efeito do pré-tratamento” (Bruna Scandolara Magnus – UFSC), “Dimensionamento de um biodigestor: aproveitamento de resíduos urbanos para a geração de biogás” (Kelly Borne – UNILA) e “Purificação de biogás através de cultivo de microalgas em efluentes orgânicos” (Bruno Miyawaki – UFPR).

Após o intervalo para o almoço, as palestras serão sobre “Automação no controle de perdas, impactos ambientais e eficiência energética em sistemas de abastecimento de água” (Rodrigo Votre – Sanepar), “Eficiência energética em bombeamentos de água tratada” (Maiquel Auri Lamb – UFSM), “Otimização da macro distribuição do sistema de abastecimento integrado de Curitiba – SAIC” (Katia Regina Garcia da Silva – Sanepar), “Método para seleção de bombas funcionando como turbina (BFT) em substituição a válvulas redutoras de pressão” (Gustavo Meirelles Lima – UNICAMP) e “Uso racional de energia elétrica com a implantação da comissão interna de conservação de energia elétrica – CICE” (Vanderlei Gonçalves da Silva – Sanepar).

PRÊMIOS – Esta é a primeira edição de ambos os prêmios da Sanepar sobre o tema. O PSTS teve mais de 30 trabalhos inscritos, vindos de várias instituições de ensino do Brasil, e o Inova, 49 inscrições. Segundo a Sanepar, a intenção do concurso é estimular a pesquisa sobre energia e saneamento e buscar soluções sustentáveis para conservação, racionalização e produção de energia, um dos principais insumos do setor de saneamento.

Juntos, os nove vencedores do PSTS e do Inova receberam R$105 mil em dinheiro e terão seus trabalhos publicados em livro. A obra será lançada no mesmo dia do evento, em uma solenidade de premiação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *