Racismo nas empresas: Entrevista de emprego desmascara Racismo Institucional

Campanha evidencia realidade enfrentada por negros no mercado de trabalho

Novembro, 2017 – A nova campanha do Governo do Paraná e Consepir contra o racismo expõe um dos principais problemas enfrentados pelos negros no Brasil – o Racismo Institucional (assista aqui: ). Fato que acontece quando empresas públicas e privadas diferenciam candidatos e empregados de acordo com a origem étnica, cor de pele ou cultura. E é para este tema que a campanha criada pela Master Comunicação busca chamar a atenção.

Em parceria com uma empresa real de recrutamento, profissionais em busca de emprego – todos brancos – são convidados para participar de uma entrevista em uma empresa fictícia.  O que os candidatos não sabiam é que estavam participando de um experimento intitulado “Processo Seletivo”.

Durante a entrevista, o recrutador oferece vagas difíceis de encarar, com direito a bullying, assédio moral, salários inferiores aos demais profissionais e até alterações em características físicas. “Escolhemos situações que embora pareçam irreais são vividas diariamente por negros no mercado de trabalho, e que muitas vezes são ignoradas pela sociedade”, explica Felippe Motta, diretor de criação.

O filme mostra que nenhum dos candidatos brancos aceitou trabalhar em tais condições e reforça o conceito da campanha: se você não aceita isso para você, por que um negro deveria aceitar?

“Apesar de muitas empresas afirmarem não tolerar esse tipo de prática, as estatísticas dizem o contrário. Toda campanha é embasada em dados que assustam como a enorme diferença salarial percebida no país que pode chegar a 40%”, enfatiza Cícero Rohr, diretor de atendimento.

Para a diretora de diversidade da ABRH-Brasil, Jorgete Leite Lemos, é preciso aproveitar o momento para reflexão sobre a importância do negro na sociedade, mas de uma forma rápida, condizente com a velocidade do mundo atual: “proponho abandonarmos a visão  “nós e outros” e racionalmente alinharmos a visão do nós para corrigir a trajetória ante a finitude dos valores e da nossa sociedade”, pontua.

É a segunda vez que o Governo do Paraná encabeça uma campanha sobre o tema. No ano passado, o Teste de Imagem (assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=V5qj4Bymcj8&t=8s) chocou o país e foi destaque nos principais veículos de comunicação.

“Mais da metade da população brasileira é negra (54%), mas o racismo institucional é uma verdade, uma situação inquestionável, da qual a maior parte das pessoas nunca havia se dado conta. Esperamos que a nova campanha, que lançamos agora, continue sensibilizando, fomentando o debate e modificando atitudes”, diz Edson Luis Lau Filho, Assessor Especial da Juventude do Governo do Paraná.

Além do filme que traz as reações dos candidatos, a campanha também conta com spots de rádio e o site contraracismo.pr.gov.br, que traz informações e estatísticas sobre o racismo institucional. 

Ficha Técnica:

Agência: Master Comunicação

Cliente: Governo do Paraná / Consepir

Campanha: “Processo Seletivo”

Diretor de Criação: Felippe Motta

Criação: Bruno Trindade, Pesly Krieger e Felippe Motta

Planejamento: Renato Buzo e Luiz Alfredo Malucelli

Direção de atendimento: Cícero Rohr

Atendimento: Danielle Béllio

Head de Produção: Mayane Milinavicius

Assistente de RTV: Ana Mullatti

Mídia: Thatiana Almeida, Sheila Ribas e Juliana Selbach

Produtora de Filme: Deiró Moving Ideas

Direção: Thiago Artimonte

Pós-produção: Psico Look

Produtora de áudio: Canja Audio Culture

Aprovação: Deonilson Rodo, Edson Lau Filho e Fabíola Maziero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *