Com 50 anos de Brasil, B. Braun lança Programa Cadeia de Valor em parceria com Instituto Ethos

Multinacional alemã, líder no segmento médico-hospitalar, adota os indicadores do Ethos e possibilita aos seus parceiros comerciais realizarem uma avaliação de suas empresas sob os aspectos ligados à ética e governança

Abril, 2017 – Cerca de 5 mil produtos e 120 mil artigos integram o portfólio da B. Braun que, em 2017, completa 50 anos no Brasil. Inovação, eficiência e sustentabilidade. Estes são os três pilares fundamentais para a cultura corporativa da empresa que, pautada na integridade, na conduta ética e no respeito aos pacientes e profissionais de saúde, busca adquirir, preservar e compartilhar o conhecimento com o mercado hospitalar.

“A medicina é baseada numa relação de confiança, que por sua vez está diretamente ligada à segurança nos equipamentos e produtos utilizados – e segurança é o nosso grande diferencial. Por isso, procuramos, continuamente, desenvolver soluções novas e eficazes, que possam aprimorar a qualidade dos tratamentos e aumentar a segurança para os pacientes e os profissionais de saúde. Atuamos por meio do diálogo construtivo, para reconhecer oportunidades e oferecer soluções que possam melhorar a vida das pessoas”, declara Neide Kawabata, Diretora-Presidente, ao lembrar que a história de sucesso do Grupo B. Braun começou há mais de 175 anos.

“A iniciativa da B.Braun é pioneira e única no setor. Liderar um processo de sustentabilidade na cadeia de valor, junto aos seus fornecedores e parceiros, por meio da promoção da integridade nas relações de negócio certamente irá impactar positivamente o desempenho, a competitividade e os resultados de todas as partes envolvidas, assim como do próprio setor e do mercado.  Mais do que nunca é imprescindível que as empresas fomentem e viabilizem o engajamento de sua cadeia de fornecedores”, destaca Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos.

“A parceria com o Instituto Ethos vai ao encontro com tudo o que norteia a nossa atuação no mercado global e com a prática reiterada dos nossos valores fundamentais: transparência, confiança e reconhecimento. Nós produzimos e comercializamos produtos médico-hospitalares de reconhecida qualidade e entendemos que integridade gera valor para a empresa e para todos os integrantes da cadeia. Quando fechamos um negócio, o fazemos de modo correto e transparente. É a nossa credibilidade que está em jogo. Por isso, não abrimos mão de conduzir nossos negócios com ética e lisura e exigimos de nossos parceiros comerciais a mesma postura”, conta Daniele Bittencourt Lopes, Diretora Jurídica e de Compliance da empresa.

O Instituto Ethos desenvolve o programa Cadeia de Valor, que auxilia empresas a implementar medidas de gestão sustentável junto a seus fornecedores, clientes ou parceiros de negócios. O programa propõe o diagnóstico e planejamento de ações corretivas ou de aprimoramento a serem implementadas por seus participantes tendo como ferramenta o Guia Temático Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção, dos Indicadores Ethos.

“O Ethos valoriza o protagonismo de suas associadas na condução de ações que possam influenciar mudanças no mercado e propõe, por meio de seu programa de Cadeia de Valor, uma forma prática de isso acontecer. No caso da B. Braun, o programa terá foco na agenda de Integridade, que é central para nosso país. Nesse sentido, estamos muito entusiasmados com o início dessa parceria, que pode gerar exemplaridade e influenciar reais transformações no segmento de saúde”, afirma Ana Lucia de Melo, gerente executiva de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Ethos.

De acordo com Daniele Lopes, nesse primeiro momento somente distribuidores participarão da etapa de adesão ao Programa desenvolvido pelo Ethos e terão todo o apoio da B. Braun na implantação dos seus próprios programas de Compliance. “Nós queremos, cada vez mais, contribuir para a construção e consolidação de um mercado de produtos para a saúde saudável. Para a B. Braun a  integridade é um valor do qual não abrimos mão, mesmo que isso impacte no resultado”, afirma a Diretora Jurídica e de Compliance ao ressaltar que a partir de 2018 só serão aceitos como parceiros comerciais as empresas que tiverem adotado os indicadores Ethos e aderido ao Programa Cadeia de Valor.

“Os distribuidores serão acompanhados ao longo de um ano, com atividades de capacitação, atendimento e assessoria individual. Dessa forma, pretendemos orientar e acelerar seu progresso nessa agenda”, afirma Ana Lucia. “Todo o trabalho será orientado considerando as especificidades do setor, de modo a tornar as discussões de Compliance mais concretas e aplicáveis à realidade das empresas”, complementa.

O Instituto Ethos é uma organização cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Criado em 1998, o Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.

Com sede em São Gonçalo (RJ) e mais sete regionais distribuídas pelo Brasil, a B. Braun conta hoje com mais de 1400 colaboradores, fabrica e comercializa produtos para a saúde voltados à de terapias de infusão, hidratação, reposição volêmica, anestesia, nutrição enteral e parenteral, controle de infecção e incontinência, gerenciamento de feridas e hemodiálise, além de uma gama de produtos voltados a todos os tipos de cirurgias, com linhas específicas para suturas, oncologia, ortopedia, urologia, cirurgias geral e vascular, entre outras especialidades.

Há cerca de dois anos a empresa inaugurou um moderno centro logístico, no bairro de Guaxindiba, também em São Gonçalo (RJ). Com área total de 24.500m², o novo armazém faz parte do projeto de construção de um complexo industrial próprio, dividido em três fases. Trata-se de um dos maiores Centros Logísticos do País destinado a produtos farmacêuticos com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Ouro, certificação internacional reconhecida em 143 países como selo de sustentabilidade em projetos e obras.

Para a B. Braun, agir sustentavelmente significa promover boas práticas, assumindo genuinamente, o compromisso com as pessoas, o meio ambiente e a cultura em cada região em que opera seus negócios. Por isso, a cada ano, os investimentos em projetos que envolvam responsabilidade social e ambiental recebem mais recursos. Para Neide Kawabata, “somente através de iniciativas transformadoras nas comunidades e na sociedade, seremos capazes de construir um país mais justo para todos”.

O lançamento do Programa de Integridade na Cadeia de Valor B. Braun será realizado no dia 25 de abril (terça-feira), durante evento com a participação de Caio Magri, do Instituto Ethos, ás 09 horas, no Hotel Mercure, na Av. do Pepê, 56, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »