Vegus utiliza tecnologia inovadora para projetos imobiliários

O BIM, Building Information Modeling, trabalha com modelos 3D e integra todas as partes envolvidas no planejamento e execução das obras

Junho, 2017 – Construções são formadas por inúmeras fases, que demandam organização e planejamento minuciosos, para evitar qualquer tipo de atraso ou problemas em sua execução. Cada obra possui suas particularidades e, nem sempre, é possível executá-las da mesma maneira. Portanto, é essencial um trabalho de gerenciamento eficaz que garanta a contribuição de todos os envolvidos. Pensando em otimizar seus projetos, a Vegus Construtora e Incorporadora iniciou a implantação do BIM (Building Information Modeling), um software de Modelagem da Informação da Construção.

Entre seus diversos benefícios, o software facilita a interpretação de planos pela engenharia e empreiteiros, evita erros na execução das obras e facilita a compatibilização de todos os projetos executivos. De acordo com Fabio Pongelupp, gerente de projetos da JJO Construtora e Incorporadora, o BIM é um avanço importantíssimo para o mercado de construção. “No passado, vivemos uma migração dos projetos feitos em prancheta para elaboração em AutoCad (2D) ou softwares similares. Hoje, vivemos outro tipo de migração, da elaboração de projetos em 2D para modelagem em 3D (BIM), salienta.

O sistema permite que vários profissionais trabalhem ao mesmo tempo, utilizando um arquivo comum e, dessa forma, cada um insere os dados de acordo com sua especialidade, no protótipo, em tempo real. Além disso, as informações de materiais necessários para a obra, orçamento, mão de obra, dimensões e localização também são calculados com mais precisão e facilidade. “O BIM possibilita que verifiquemos, em conjunto, quais são as melhores soluções a serem aplicadas nos empreendimentos”, afirma Fabio.

Hoje, a Vegus conta com cerca de 15 projetistas especializados atuando durante o desenvolvimento de um condomínio. “A implementação do software foi fundamental para otimizar nosso trabalho. É possível visualizar um prédio já construído, por exemplo, antes mesmo de iniciarmos a obra. Conseguimos identificar qualquer tipo de problema que poderia ocorrer e, se preciso, atuar evitando que tais problemas ocorram. É, acima de tudo, uma ferramenta importantíssima para assegurarmos uma melhor qualidade em nossos empreendimentos”, conclui.

Para mais informações: http://www.vegus.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *