Tuper marca presença em evento de inovação e tecnologia

Sistema de Lajes Nervuradas e outros produtos da empresa voltados à construção civil foram apresentados em seminário realizado em Florianópolis

Com o case “Lajes Nervuradas – A matemática perfeita para os negócios”, a Tuper marcou presença no Seminário de Inovação e Tecnologia na Cadeia da Construção Civil de Santa Catarina. O evento foi promovido pela Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção (CDIC) da Fiesc, em Florianópolis, com o objetivo de promover discussões que apontem caminhos inovadores para a indústria da construção civil.

Na oportunidade, a gerente comercial da Tuper – Sistemas Construtivos, Silvana Fagundes Marangoni, mostrou em detalhes o produto patenteado pela empresa e os ganhos que o construtor pode obter com a aplicação dessa laje. Cerca de cem pessoas assistiram à palestra e puderam conferir, no estande montado no local do evento, o sistema de Lajes Nervuradas e outros produtos para a construção civil desenvolvidos pela Tuper, entre eles tubos estruturais, perfis, telhas e andaimes.

Compostas por perfis metálicos fabricados em aço estrutural galvanizado de alto desempenho, enchimento (EPS) e concreto, as Lajes Tuper oferecem resistência, praticidade, agilidade no processo de montagem, economia no uso de escoramentos e redução dos prazos de execução da fase estrutural.

TUPER palestra_silvana_tuper_credito_Heraldo Carnieri
A gerente comercial da Tuper – Sistemas Construtivos, Silvana Fagundes Marangoni, em destaque. Foto: Heraldo Carnieri

Com apenas um quinto do peso se comparado a vigotas tradicionais pré-fabricadas e treliçadas, o sistema desenvolvido pela Tuper pode ser utilizado em todos os tipos de obras (edifícios verticais, residenciais e comerciais, obras industriais e residências) e se aplica a todos os sistemas construtivos, seja concreto armado, estrutura metálica, estrutura pré-moldada ou alvenaria estrutural.

Entre as vantagens das Lajes Nervuradas Tuper estão a possibilidade de execução de lajes uni e bidirecionais, alcançando grandes vãos com menor consumo de concreto e aço e redução em torno de 30% do peso próprio em relação às lajes maciças, diminuindo assim as cargas na estrutura e nas fundações. Por suas características e montagem facilitada, o produto oferece economia de mão de obra, pois não requer equipamentos como gruas ou guindastes. Também facilita a passagem de dutos de instalações, forros suspensos e acabamentos.

Os Pendurais Tuper, que integram o sistema de Lajes Nervuradas, são outro diferencial. Formado por uma estrutura simples, robusta e de fácil montagem, o pendural é um grampo de sustentação encaixado sob pressão nos perfis estruturais incorporados às lajes. Não necessita de ferramentas específicas para aplicação e pode ser reutilizado sempre que necessário.

Sobre a Tuper

Com mais de 40 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores processadoras de aço do Brasil, segundo o INDA (Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço). A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais.

Com quatro unidades industriais e capacidade produtiva de 550 mil toneladas de aço/ano, fornece para diversos segmentos como: Construção Civil, Automotivo, Máquinas e Implementos Agrícolas e Rodoviários, Industrial, Óleo e Gás, entre outros. Seu portfólio de produtos contempla soluções tubulares para aplicações industriais, estruturais e de condução, tubos para óleo e gás, soluções automotivas e sistemas construtivos.

Instalada em Santa Catarina, emprega atualmente 2,3 mil profissionais e conta com mais de 20 pontos de distribuição em todo o território nacional. Graças ao alto padrão de qualidade, parque fabril moderno e excelência de seus produtos, a empresa tem participado de grandes projetos de infraestrutura para o desenvolvimento do país, entre os quais o fornecimento de soluções em aço para nove estádios preparados para sediar a Copa do Mundo, sete aeroportos, cinco gasodutos e mais de quarenta shoppings centers.

Atenta às oportunidades e demandas de mercado, a Tuper contribui de forma significativa para impulsionar o setor do aço. As áreas de Engenharia e Pesquisa e Desenvolvimento contam com a parceria de centros de pesquisas, universidades nacionais e internacionais, entidades representativas e empresas líderes mundiais em tecnologia. Além disso, a Tuper integra ainda o Comitê de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Fonte: Assessoria de Imprensa EDM LOGOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *