Pavimentos permeáveis ajudam a evitar enchentes

Já existem no mercado poderosos revestimentos que ajudam a evitar enchentes: são os pavimentos permeáveis. Essas coberturas, quando utilizadas corretamente na área externa da casa, permitem a absorção quase que total da água, evitando a formação de poças  e impedindo que a água retorne à superfície.

Devido à impermeabilização do solo, inundações tornaram-se uma grande preocupação nos centros urbanos. No entanto, a utilização de pavimentos permeáveis pode ser uma poderosa arma na luta contra as enchentes. Ao absorver a água da chuva, mantendo-a armazenada, o revestimento ajuda a reduzir a velocidade com que é escoada para as galerias subterrâneas, minimizando a possibilidade de enchentes. 

Os cuidados na instalação

Os revestimentos permeáveis podem ser instalados sobre qualquer solo que se tornou impermeável. No entanto, para obter o efeito desejado, é preciso antes preparar o terreno, colocando algumas camadas de brita e areia. Não adianta instalar o pavimento permeável diretamente sobre cimento ou asfalto, pois ele não conseguirá absorver corretamente a água da chuva, tendo em vista que não haverá espaço para seu armazenamento, nem a possibilidade de escoamento posterior para as galerias subterrâneas.

Outra vantagem dos revestimentos permeáveis é a ligação à sistemas de armazenagem de água, permitindo que todo o líquido absorvido durante a chuva possa ser tratado e utilizado posteriormente em casas e residências. Assim, o reaproveitamento da água poderia ser feito de forma simples, evitando seu desperdício e ajudando famílias a economizar um pouco mais.

Tendo em vista a crescente utilização dos pavimentos permeáveis, as fábricas tem investido bastante no design dos produtos, que já podem ser encontrado em variadas cores e formatos, contribuindo bastante para o embelezamento de calçadas e jardins e tornando as casas mais eficientes e sustentáveis.

Itanhangá Pisos e Revestimentos

Telefones: (21) 2494-6038 | 98554-5902

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *