Arquiteta dá dicas para deixar sua cozinha digna de capa de revista

Todo mundo quer uma cozinha bonita e funcional. Afinal, ela é o coração da casa, local onde muitas famílias se reúnem por também ser o espaço de preparação das refeições. Veja as dicas da arquiteta Leila Dionizios para deixar sua cozinha digna de capa de revista!

LEILA

Revestimentos: na hora de escolher os revestimentos da cozinha, Leila sugere algo que seja bonito, fácil de limpar e de manutenção simples. “Existem vários tipos de revestimentos que podem ser usados na decoração da cozinha. Os porcelanatos, por exemplo, estão em alta pois tem valor acessível e sua limpeza é muito simples. Sugiro escolher um revestimento que tenha superfície antiderrapante, pois o piso da cozinha se molha com facilidade e pode causar acidentes”.

Móveis: na cozinha, os móveis sob medida devem ser preferência. “É importante ter móveis de cozinha que aproveitem bem cada espacinho disponível no cômodo. Muitas casas não tem uma arquitetura de cozinha muito favorável, e os móveis sob medida ajudam a superar esse problema”. A arquiteta ainda lembra a importância de setorizar os móveis da cozinha, separando cada um deles para um tipo de uso. “Não é legal misturar as panelas com comidas e potes, pois na hora de cozinhar fica muito difícil de encontrar as coisas. O ideal é que cada espaço seja destinado a um uso. Num armário você guarda as panelas, no outro os alimentos e assim sucessivamente”.

Eletrodomésticos: dois eletrodomésticos fundamentais na cozinha são geladeira e fogão. “Eles nunca devem ficar muito próximos, pois a temperatura do forno pode interferir no funcionamento da geladeira”, avisa Leila. Escolha eletrodomésticos proporcionais ao tamanho da cozinha e da família para não ocupar espaços desnecessariamente. “Outros eletrodomésticos, como micro-ondas, forno elétrico e liquidificador, devem ser colocados nos móveis para não ocupar as superfícies”.

Bancadas: as superfícies da cozinha devem ser mantidas livres ao máximo, pois é este o espaço destinado a preparação dos alimentos. “Muita gente ocupa pias e bancadas da cozinha com vários itens desnecessários, perdendo muito o espaço e tendo problemas quando precisa cozinhar. Por isso, é importante ter espaço nos armários para guardar tudo e se livrar do que não usamos, mantendo a cozinha sempre arrumada e as superfícies livres”, comenta Leila.

Iluminação: a iluminação da cozinha não é só uma questão estética, mas também de segurança. “Todos sabemos que é importante ter uma boa iluminação na cozinha para podermos enxergar o que estamos fazendo, por isso pode valer a pena instalar algumas luminárias sobre a pia e as bancadas”, comenta a arquiteta. Ela finaliza lembrando que “como a cozinha é um cômodo que tende a ficar quente, vale a pena investir em lâmpadas frias para não aquecer ainda mais o ambiente”.

Arquiteta Leila Dionizios
Escritório de Arquitetura no Rio de Janeiro
Tel.: 2025-2106 / 2487-6405

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *