Congresso Brasileiro de Cosmetologia se confirma como diretriz para o mercado cosmético

Durante três dias, palestrantes nacionais e internacionais apresentaram tendências, conceitos e tecnologias que movimentarão os próximos anos da indústria cosmética nacional

COMSMETOLOGIA
Créditos: ABC

O mês de maio foi marcado pela realização do esperado Congresso Brasileiro de Cosmetologia. O evento, que contou com a participação de mais de 350 congressistas que debateram as principais tendências mundiais em cosméticos e de cuidados pessoais. Além de novos conceitos, pesquisas e tecnologias que estão agitando o mercado.

Promovido pela ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia), o evento reuniu profissionais de diferentes escalas da cadeia cosmética e debateu assuntos os mais diversificados e atuais para o setor, como: “Cosmética Social”; O perfil de consumo das classes C, D e E; Neuromarketing; e o Consumo na sociedade contemporânea. Além de um Fórum exclusivo para um dos assuntos mais polêmicos nos últimos anos – Repelentes, que tratou das novas tecnologias, regulamentação, segurança e eficácia desses produtos cosméticos.

Buscando cumprir o seu papel de sempre apoiar e incentivar o desenvolvimento da cosmetologia, a ABC também promoveu a apresentação e a premiação de trabalhos científicos de estudantes da área. Realizados no formato de pôsteres eletrônicos, os trabalhos foram expostos na feira e chamaram a atenção dos visitantes da feira. Este ano o estande da ABC inovou com um espaço de tira-dúvidas e palestras. No primeiro, especialistas do setor ficaram disponíveis para orientar os profissionais esclarecer suas dúvidas em questões como: regulamentação, inovação, rotulagem, embalagem, entre outros. Já o espaço de palestras levou ao palco temas como: processos de inovação, dermocosméticos, legislação e a nova lei da biodiversidade.

João_Hansen_ 20130410_abc40anos_keko_pascuzzi_0009.jpg - PRESIDENTE
Presidente da ABC, João Hansen. Créditos: Keko Pascuzzi

Ao final do congresso, João Hansen, Presidente da ABC, mostrou-se muito feliz com o resultado evento, deixando claro que papel de uma associação é contribuir com o setor, auxiliando-o a se fortalecer, por isto afirmou que “o sucesso que a ABC vem alcançando nestes últimos anos como Entidade, é a conquista de um longo trabalho que vem sendo desenvolvido por toda sua diretoria, de entender cada vez mais e melhor o que é necessário para cada elo que compõe a cadeia cosmética.”. Hansen ainda continua, “o êxito do congresso também é parte deste trabalho, uma parte muito importante por reúne inovação, conhecimento e tecnologia”, conclui.

Em paralelo ao congresso aconteceu a feira FCE Cosmetique, considerada a principal plataforma de negócios do setor cosmético na América Latina e que reuniu em um só lugar toda a cadeia produtiva. Com mais de 500 marcas nacionais e internacionais e um público visitante superior a 14.000 visitantes. Deixando, assim a semana do mercado cosmético completa com a dobradinha de conteúdo e negócios.

Com tema e data já definidos para 2017 – Inovação e tendências: a influência do consumidor, o evento acontecerá de 23 a 25 de maio, porém em um novo local: o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, o mais moderno centro de exposição do Brasil.

Trabalhos Premiados:

Categoria Científico Oral

1º Lugar

Tema: Iontoforese Catódica: Estratégia Tecnológica para Otimizar a retenção Cutânea de Antioxidantes

Apresentado por: Silas Arandas Monteiro e Silva

2º Lugar

Tema: Fotoproteção em Cabelos Tingidos: Nanoemulsão Catiônica Bioativa de Ação Eficaz

Apresentado por: Michelli F. Dario

3º Lugar:

Tema: Fotoproteção nas Regiões UV, VIS e IV: um novo Conceito para Proteção Solar

Apresentado por: Carla Souza

Menção honrosa

Tema: Estudo da Formação, Aplicação e do Desempenho do Tioglicolato de  Aminometilpropanol como um novo Composto Químico para Tratamento de Controle e Redução de Volume dos Cabelos

Apresentado por: Celso Martins Junior

Categoria Científico E-Poster

1º lugar

Tema: Desenvolvimento e Avaliação de uma Maquiagem Corretiva Fotoprotetora para Pacientes Portadores de Vitiligo

Apresentado por: Iris Ramos Torres Giovanni

2º lugar

Tema: Dano Proteico em Fibra Capilar Submetida a Diversos Tratamentos Químicos e Físicos

Apresentado por: Maria Valéria Robles Velasco

3º lugar

Tema: Obtenção e Caracterização de Micropartículas Poliméricas de Ácido Cafeico para Aplicação Tópica

Apresentado por: Caroline Magnani Spagnol

Menção Honrosa

Tema: Desenvolvimento e Caracterização de Gel Repelente Contendo Butilacetaminopropionato de Etila

Apresentado por: Cristal Cerqueira Coutinho

Sobre a ABC

A Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) é uma entidade, fundada em abril de 1973, com objetivo de promover o desenvolvimento da cosmetologia. Formada por um grupo de profissionais das áreas de Farmácia e Química, ligados a universidades e empresas de produtos e matérias-primas para a indústria de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, a ABC promove atividades tecnológicas, científicas e de regulamentação em prol do setor.

Sua atuação efetiva ao longo deste período foi de suma importância para o desenvolvimento dos setores tecnológico, científico e regulamentar do âmbito cosmético e de seus profissionais, participando de comitês, grupos técnicos, grupos de trabalhos e aconselhamento para as áreas de Vigilância Sanitária, Metrologia e Meio-Ambiente, e no processo de integração ao Mercosul.

A ABC é representante oficial do Brasil junto a IFSCC (International Federation of Societies of Cosmetic Chemists) – sociedade que congrega cerca de trinta e cinco entidades internacionais, além de representar o Brasil junto à comunidade internacional científica da Cosmetologia, participando e promovendo atividades para o aperfeiçoamento da integração mundial e troca de informações.

Fonte: Assessoria de Imprensa ABC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *